Agenda Cultural
Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour de São João del-Rei . 1 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2013
Data
Cidade
Descrição
Deixe a tela do computador, a caneta, o seminário e o escritório de lado. Tire o paletó, afrouxe o colarinho e arregace as mangas da camisa. Venha curtir momentos de relaxamento e descontração no Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour. A ideia é promover o circuito cultural e gastronômico nos bares e restaurantes da região durante o mês de janeiro de 2013. Esqueça um pouco a discussão acalorada do trabalho, o orientador ausente, a professora carrasca e o chefe autoritário. Aproveite a diversão descompromissada e boêmia de momentos em bares e restaurantes com amigos no Festival Happy Hour.
***
Editais dos concursos do Festival Happy Hour já estão disponíveis no site
Estabelecimentos participantes, apoiadores, artistas e público interessado já podem conferir os editais dos concursos culturais e gastronômicos do Festival Happy Hour no site http://festivalhappyhour.com.br/index.php?corpo=editais. As inscrições para os concursos culturais ficam abertas até o dia 15 de dezembro e são gratuitas. A premiação oferecida é de R$ 100,00 reais.
Realizado pela Inovità Imagem e Produção, com patrocínio da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), Batata Croques e Cervejaria Tiradentes, o Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour acontece entre 1º de janeiro e 1º de fevereiro de 2013 em São João del-Rei e região.
Edital Gastronômico
Os bares, restaurantes e chopperias participantes do Festival Happy Hour irão concorrer em cinco modalidades: prato da casa, prato com ingrediente mineiro, temperatura da bebida, atendimento e higiene. Cabe ao estabelecimento decidir qual item de seu cardápio será o prato da casa. A organização do Happy Hour escolheu o Fubá de Moinho D’Água como o ingrediente mineiro do concurso gastronômico.
O Fubá foi escolhido por ser facilmente aplicado em diversas receitas, tanto que é ingrediente usado em culinárias das mais diferentes culturas do mundo. O grão de milho moído faz parte da receita de bolos, doces, tortas e tiragostos.
A votação acontece durante os dias de janeiro, em cédulas e urnas distribuídas pela equipe do festival nos locais de degustação. O resultado será divulgado no dia 1º de Fevereiro de 2013, às 18:00, horas no prédio da ACI del-Rei.
Edital Cultural
Entre as modalidades do Edital Cultural, estão Música, Fotografia, Literatura e Artes Visuais. Serão selecionados 10 artistas ou duplas de voz e violão para compor a programação do festival, negociando o cachê junto aos estabelecimentos. O objetivo principal é difundir a arte regional e disponibilizar espaço para músicos novos e sem grande divulgação.
Para o concurso de fotografia, serão escolhidas 15 imagens com temática pertinente ao Festival Happy Hour, com exposição itinerante nos espaços de exposição. Em Literatura, há duas formas de participar: enviando histórias de bar e frases engraçadas. A última categoria é a Charge, também com limite de 15 inscrições. Todo o material recolhido fará parte do acervo do festival e as premiações são de R$ 100,00 reais para cada vencedor.
As inscrições para os concursos culturais ficam abertas até o dia 15 de dezembro e são gratuitas. Mais detalhes no link http://festivalhappyhour.com.br/index.php?corpo=editais.
Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour
Realização: Inovità
Patrocínio: ACI del-Rei
Assessoria de Imprensa: Marcelo Alves (32) 8446-1249
Mais informações: www.festivalhappyhour.com.br
***
Cultura e boa comida unidas em um só prato
Por Gazeta de São João del-Rei em 29/12/2012
Em janeiro São João del-Rei será uma das cidades que receberá o Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour. Com início nesta terça-feira, 1º, o festival terá um mês de duração – terminando dia 1º de fevereiro –, para a população da Região das Vertentes poder desfrutar o máximo possível dessa variedade de sentidos.
No evento, os bares e restaurantes participantes integrarão um concurso cultural e gastronômico. Enquanto isso, as pessoas que comparecerem aos estabelecimentos receberão uma cédula e poderão dar notas. São quatro categorias: Prato da Casa, Prato de Ingrediente Mineiro, Temperatura das Bebidas Servidas e Atendimento do Restaurante. Os três primeiros colocados receberão premiação simbólica em forma de troféu. Antônio Rômulo Sousa Junior, gerente de um dos restaurantes, lembra que o importante não é a competição e sim o evento em si, que traz visibilidade e credibilidade tanto para a cidade quanto para os restaurantes, além de possibilitar interação com os clientes.
Quem quiser conferir a programação, os estabelecimentos participantes e muito mais, é só acessar o site do evento: www.festivalhappyhour.com.
Culinária
As cidades participantes Tiradentes, Resende Costa, Ritápolis, Dores de Campos, Prados e São João, dão destaque para o evento com sua diversidade. Considerando bares e restaurantes especializados, o cardápio se torna mais variado, proporcionando ao cliente a opção de escolha entre cozinha portuguesa, italiana, árabe, e claro, a mistura brasileira e a tradição mineira.
Ao todo, serão 69 concorrentes, que poderão participar de duas modalidades: o Prato da Casa, que consiste no item do cardápio que é o mais pedido, e o Prato de Ingrediente Mineiro, que serão receitas inéditas, preparadas para o festival, à base de fubá moinho d’água, ingrediente homenageado. Na primeira categoria, há 32 pratos concorrentes, o que deixa 37 receitas para a segunda.
O fubá moinho d’água, de acordo com o coordenador geral do festival, Adriano Margotti, já tem uma tradição muito grande na região e em todo o Estado. A intenção segundo ele é inseri-lo no cenário da culinária em geral. “Escolhemos o fubá moinho d’água não só pela sua tradição, mas no intuito de fazer uma linha, para que o produto seja reconhecido, e representado como se fosse o ouro da região”, disse Margotti.
Cultura
No happy hour, momento de descontração, uma música ao vivo é sempre uma grande atração para relaxar os ânimos de um dia de trabalho. O festival de mesmo nome quer propor exatamente isso. Além das delícias que poderão ser experimentadas ao longo do evento, haverá apresentações musicais nos estabelecimentos, acrescidas de literatura e fotografias.
Frases e histórias com o tema happy hour estarão expostas nos restaurantes.
Assim como nos pratos, as pessoas que participarem do evento, poderão votar nos músicos, nas frases e textos e nas melhores fotos.
Margotti afirmou ainda que além das exposições, todos os estabelecimentos terão em suas mesas livretos com os textos e frases, onde também poderão ser encontrados a programação, horário, estabelecimentos, enfim, todas as informações. Para o gerente de um dos restaurantes, essa mistura de cultura e gastronomia é muito interessante e irreverente. “A culinária também é uma arte e esse festival, canalizando todas essas formas artísticas como música, literatura, fotografia e gastronomia, torna tudo mais completo e justo”, disse Sousa.
Não por outro motivo, o gerente acredita no sucesso do evento. “O festival deve agradar tanto a população quanto os proprietários dos restaurantes e a organização do evento. Já virou um desejo e espero que ele fixe-se como um evento anual, integrando de vez o calendário são-joanense”, finalizou Sousa.
***
Happy Hour une culinária à cultura em São João
Estão abertas até 15 de dezembro as inscrições para os concursos culturais do I Festival de Cultura e Gastronomia Happy Hour de São João del-Rei. O evento, que acontecerá de 1º de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, é realizado por uma empresa privada e tem o diferencial de mesclar arte e culinária com base na cultura. Os editais para os bares e restaurantes participantes, assim como as inscrições, estão disponíveis no site www.festivalhappyhour.com.br.
Receitas com fubá de moinho d’água será uma das modalidades do concurso de gastrônomia no Happy Hour – Foto: Internet / Divulgação
Cultura
Os concursos culturais acontecerão em quatro modalidades. A Música reunirá dez artistas ou duplas de voz e violão, que se apresentarão com canções próprias ou de outros artistas. A Literatura, que inclui frases e contos de bar, selecionará 15 inscritos em cada estilo. Na categoria Artes Visuais serão trabalhadas as charges e 15 participantes serão escolhidos para mostrarem os trabalhos. Haverá ainda a modalidade Fotografia, com imagens feitas em bares e restaurantes, com o mesmo número de selecionados. “Cada nicho tem um tipo de formulário que faz a solicitação de acordo com a arte em que se insere”, explicou o organizador do evento, Adriano Margotti.
Ele destacou ainda que os participantes serão avaliados por um júri composto de pessoas conhecedoras de cada área e que os trabalhos escolhidos posteriormente farão parte de um acervo disponível para apreciação dos restaurantes e bares envolvidos.
Gastronomia
Margotti contou que a organização espera 40 estabelecimentos participando da primeira edição do festival. “Não queremos um número muito pequeno e nem um número muito grande de envolvidos. Tudo isso para não perdermos na qualidade do evento. Teremos inscritos de São João del-Rei, Tiradentes, Barroso, Ritápolis, Resende Costa, Dores de Campos e Prados”, explicou.
Segundo ele, os bares e restaurantes terão que apresentar pontos em cinco modalidades. O Prato da casa ficará à escolha de cada participante. Já o Prato com ingrediente mineiro deverá expor uma refeição composta com fubá de moinho d’água. Na categoria Temperatura da bebida, os restaurantes serão avaliados quanto à temperatura da cerveja e do refrigerante. Haverá ainda pontuação para Atendimento e cordialidade e Limpeza e higiene.
De 1º a 31 de janeiro de 2013 os participantes do Happy Hour serão avaliados pelos clientes através de uma cédula para votação, que será entregue no ato do pagamento da conta. Para o presidente do Núcleo Del Rei Sabores, Cláudio Goddi, o evento está sendo muito esperado. “Acredito que essa é uma oportunidade de mostrar e aprimorar o trabalho dos estabelecimentos são-joanenses. Além disso, estamos em uma região onde a cultura é o ponto forte e esse festival vai unir da melhor maneira essa característica com a culinária”, disse.