São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Semana da Voz . Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier

Data

17/08/2009

Cidade

SJDR

Local

Diversos

Descrição

Semana da Voz

Tema: Canto Coral
Homenagem ao Patrono Padre José Maria Xavier
17 a 23 de agosto de 2009

 Apresentação:
Finalmente a "Semana da Voz" de 2009.
Programada, como anteriormente, para a segunda semana de abril, quando se comemora o Dia Naclonal da_Voz (16 de abril), foi adiada, depois de muitas deliberações, para a primeira semana de agosto.
Por que a demora? Protelada, mas não esquecida. O interesse pedagógico e a vontade de incrementar o evento e suscitar uma participação mais efetiva e entusiástica dos alunos nos obrigaram a transmudar a maneira de conceber a Semana. Essa vontade tornou­se então o desiderato da Área de Canto.
Como envolver os alunos? Como atender às necessidades deles e da comunkisae esçolar? Em face disso e depois de encontros entre educadores e educandos, resolveu-se escolher um tema para a Semana e trabalhar em função deste.
Canto Coral: este será o carro-chefe da nossa Semana.
Qual a justificativa? A Secretaria de Educação de Minas Gerais resolver implantar a partir deste ano o Canto Coral em praticamente todos os níveis da grade curricular dos conservatórios mineiros. Atitude louvável. Pois o canto coral é um instrumento musicalizador e socializador por excelência. Através dele o aluno entra contato com todos os elementos básicos da música e descobre através da convivência a importância da disciplina. Mas esta ampliação da grade curricular vem a exigir uma demanda maior de professores e a impossibilidade de novas contratações torna a situação mais premente. Sendo assim só resta à comunidade escolar se adaptar a esse novo cenário.
Francamente, dança-se conforme a música. E a Área de Canto não poderia estar dissonante e descompassada. Queremos sim é estarmos consonantes e em ritmo com toda a comunidade escolar como num grande coral, num só sopro.
Esse é o motivo da escolha "Canto Coral" como tema para a Semana da Voz de 2009.
Área de Canto: Adilson Candido dos Santos, Anacleto Gonçalves Pimenta, Danúbia Terra, Márcio "Bocca" e Mário Krauss.

Apresentações Musicais:
17/08 - Segunda-feira 
21h: "Serenata Imperial", em frente ao Conservatório na direção de Marilane Santos Sotani e apresentação do grupo "Quinteto pra sambar", no hall de entrada do Conservatório.

18/08 - Terça-feira 
20h4Smin: Coral da ASAP sob a regência de Paulo Rodrigues de Miranda Filho, no pátio da Cantina.
21h: Recital de alunos, no palco, com a participação da Camerata Padre José Maria Xavier, sob a regência de Rodrigo Sampaio Pereira e Adriana Abid Mundin, ao piano.

19/08 - Quarta-feira 
20h4Smin: Coral Municipal de Barroso sob a regência de Pedro Tadeu Domiciano, no hall de entrada do Conservatório.
21h: Concerto de "Clássicos mais Populares e Populares mais Clássicos" com a participação dos professores, no palco. 

20/08 – Quinta-feira
20h45min: Coral de Seresta do Conservatório sob regência de Yara Vale Canavez, no pátio da Cantina.
21h: Concurso de Canto, no palco. 

21/08 – Sexta-feira
21h: Recital de professores e encerramento da Oficina de Canto Coral, no palco.

22/08 – Sábado
20h30min: Concerto da Camerata Padre José Maria Xavier, sob a regência de Rodrigo Sampaio Pereira, no palco. 

23/08 – Domingo
8h30min: Missa em homenagem ao Patrono da Igreja de N. Sra. Do Rosário com participação da Orquestra Lira Sanjoanense, sob a regência de Aluízio Viegas.
9h30min: Retreta pela Banda Municipal Santa Cecília, no Largo do Rosário.

Vídeos:
Às 14h, na Sala Versátil
17/08 SEGUNDA-FEIRA
"LA SERVA PADRONA" (A Criada Patroa)
Pequena ópera cômica com acompanhamento de quarteto de cordas. Com apenas dois papéis e um figurante conta a história de uma criada graciosa e astuta que, com truques inofensivos e alegres, conquista o amor do seu patrão. A música é de Giovanni Pergolesi com libreto de Gennaro Antonio Federico. Teve sua estréia no Teatro de S. Bartolomeo, Nápoles, em 28 de agosto de 1733. Esta produção adaptada para o cinema é de 1998.

Elenco: Silvia Klein (Serpina), José Carlos Leal (Uberto) e Thales Pan Chacon (Vespone).
Direção: Carla Camurati 
Duração: 70 minutos

18/08 TERÇA-FEIRA
"BANANAS IS MY BUSINES"
Documentário ficcional sobre a pequena notável Carmen Miranda. Nascida em Portugal e criada no Brasil, ela foi uma "entertainer" de imenso talento. Já famosa na América do Sul, foi descoberta por Lee Schubert que a leva para os EUA. Em dois anos transformou-se na estrela mais bem paga de Hollywood. Carmen Miranda permanece como a mais famosa brasileira a conquistar as telas do cinema. No entanto, para os norte-americanos era mais conhecida como uma figura caricata que carregava uma enorme pilha de bananas e outras frutas na cabeça. O filme tenta resgata-Ia dessa trama, devolvendo-lhe o que há de mais fundamental: sua identidade.
Direção: Helena Solberg
Duração: 91 minutos

 19/08 QUARTA-FEIRA
"ANDREA BOCELLI - SACRED ARIAS"
Aluno do maestro Luciano Bettarini e de Franco Corelli, o tenor Andrea Bocelli surgiu como uma das vozes mais excitantes da ópera contemporânea. Aos 12 anos, perdeu completamente a visão, que já era deficitária. Sua carreira decolou em 1992, após uma audição para tenores, feita pelo astro do rock italiano Zucchero Fornaciari, com quem fez uma excursão européia. Andrea Bocelli tem uma tremenda reputação no meio clássico. Ele tem se apresentado em óperas, recitais e diversos eventos marcantes com grandes celebridades, incluindo uma apresentação para o Papa na Véspera de Natal em 1994. O DVD traz uma coleção de árias com temas religiosos, gravada na Catedral de Sopra Minerva, em Roma.

Direção: William Cosel
Duração: 89 minutos  

20/08 QUINTA-FEIRA "MARICOTINHA"
Em 2002, Maria Bethânia surpreendeu ao lançar "Maricotinha ao vivo" pela gravadora independente "Biscoito Fino". O sucesso alcançado pelo álbum duplo, que vendeu mais de 100 mil cópias, mostrou que ela não estava errada. O DVD om 46 faixas, gravado em 2003 no Canecão, tradicional casa de espetáculos do Rio de Janeiro, registra o show "Maricotinha", apresentado em inúmeras capitais brasileiras. Além do repertório do último disco, o show apresenta antigos sucessos na voz de Bethânia, como "Álibi" (Djavan), "Anos dourados" (Chico Buarque e Tom Jobim), "Festa" (Luiz Gonzaga Júnior) e "Opinião" (Zé Kéti), esta última, a música que lançou a cantora em 1965. Dirigido por Kati Almeida Braga, no espetáculo são recitados textos de Fernando Pessoa, Ferreira Goulart, José Vicente, Lya Luft, Sophia de Mello Breyner e Natália Correa.
Direção: André Horta   
Duração: 86 minutos

21/08 SEXTA-FEIRA
"CARMINA BURANA" 
A primeira apresentação de Carmina Burana foi na Ópera de Frankfurt em Junho de 1937. Causou uma grande impressão sobre o público, e a aclamação mundial que recebeu a partir daí prova que não perdeu nada do seu efeito hipnótico. A trilogia Carmina Burana é obra coral de exuberante alegria e fortes acentos eróticos; a obra, inicialmente destinada para representação como ópera, venceu, porém, nas salas de concerto. A música é deliberadamente anti-romântica. É uma música inteiramente original, quase sem harmonia, baseada só em elementar forma rítmica, acompanhada por orquestra inédita, principalmente com instrumentos de percussão. Este DVD apresenta unicamente o Maestro Seiji Ozawa conduzindo Carmina Burana, de Carl Orff que, vociferante e lírico, coloca as canções obscenas medievais em celebração aos prazeres da vida.
Direção: Barrie Gavin   
Duração: 60 minutos (aprox.)  

Oficinas, Workshop e Palestra:
Inscrições gratuitas em www.conservatortosjdr.com.br
"Chi Vi (arte de respirar) aplicada à técnica vocal" 17 a 21 de agosto - Adilson Candido dos Santos
Introdução à técnica do "Chi Yi" (Arte de respirar) como suporte para a técnica vocal e sua aplicação no canto, bem como reflexões sobre a prática de ensino do canto coral.
Público-alvo: cantores, professores de música (principalmente de Canto Coral e Percepção Musical) e estudantes de música.
Pré-requisito: possuir experiência musical.
Local: Sala Versátil      
Horário: 9h às 10h e 30 min      
Vagas: 10

 "Técnicas básicas de regência aplicadas ao Canto Coral"
17 a 19 de agosto - Paulo Rodrigues de Miranda Filho
Técnica de realização de movimentos básicos em compassos simples e composto e aplicação em peças básicas, além de movimentos de interpretação, entradas e finais de frases.
Público-alvo: estudantes e professores de música.
Pré-requisito: possuir experiência musical e interesse no canto coral.
Local: Sala Art Cênicas
Horário: 15h às 16h e 30 min    
Vagas: 10

"Canto Coral para professores leigos" 17 a 21 de agosto - Elenis Guimarães

Abordagem dos aspectos fisiológicos do aparelho fonador, bem como princípios básicos da técnica vocal, tais como: respiração, ressonância, emissão, etc., além  de exercícios práticos e critérios envolvidos na classificação vocal.
Público-alvo: pessoas envolvidas com algum trabalho vocal, mas que não possuem formação específica na área.
Pré-requisito: aberta a todos os interessados
Local: Palco    
Horário: 17h às 18h e 30 min    
Vagas: 15

Workshop: "Minha Voz, Minha Vida" 20 de agosto - Douglas Dias Toledo
Abordagens sobre como a voz é produzida e os cuidados de saúde higiene-vocal para mantê-Ia saudável. Um workshop prático com embasamento teórico voltado para todos aqueles que utilizam a voz profissionalmente como cantores, professores e demais profissionais que desejam entender seu funcionamento e zelar por sua conservação.
Público-alvo: profissionais que usam a voz como instrumento Pré-requisito: aberta a todos os interessados
Local: Palco    
Horário: 14h e 30 min às 16h e 30

"Dicção"
19 a 21 de agosto - Mário Krauss
Conhecer as condições aceitáveis de voz e dicção, necessárias a todas as pessoas que usam a voz falada e a voz cantada com fins profissionais; aprimorar a apresentação geral com maior inteligibilidade, desembaraço, autoconfiança, melhor desempenho e maior rendimento com o mínimo de esforço. Público-alvo: atores e cantores Pré-requisito: acima de 16 anos
Local: Sala Versátil      
Horário: 17h a 18h e 30 min  

"Oficina de Canto Coral"
17 a 21 de agosto: Jayme Guimarães
Prática concentrada do canto coral, com o objetivo da realização do concerto final, onde serão apresentados os motetos "Sancta Maria Mater Dei" de Mozart e "Jubila te Deo" de Emi/y Crocker.
Público-alvo: todas as pessoas que gostem do canto coral e desejam expandir seu conhecimento musical através da prática concentrada em grupo.
Pré-requisito: aberta a todos interessados no canto coral.
Local: Palco    
Horário: 19h às 20h e 45 min
Vagas: 40

 Palestra "Coro amador: fundamentos para a condução de um trabalho consistente"
7 de agosto - Wilsterman Sottani Coelho
Público-alvo: interessados em regência coral Pré-requisito: aberta a todos os interessados
Horário: 19 horas
Local: Palco

Mais informações: 032 3371 7672

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL