São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Semana de Cordas . Conservatório E. de Música Pe. José Maria Xavier . 22 a 28 de Outubro

Data

22/10/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Programação:

22 de Outubro:
10h: Apresentação do Grupo de Violinos do CEM
Local: Escola Estadual Inácio Passos

14h: Apresentação de professores da Área de Cordas
Local: Escola Estadual Iago Pimentel

16h: Apresentação do Grupo de Violinos do CEM
Local: Escola Municipal Maria Teresa

19h: Palestra "A escrita para cordas na música sacra mineira do séc XVIII e séc XIX: funções e recursos". Prof. Modesto Flávio (UFSJ)
Local: Teatro do Conservatório

20h: Orquestra de Extensão e Grupo de Violas da UFSJ
Regência: Profa. Mariana Rennó Jélen
Local: Teatro do Conservatório

23 de Outubro:
9h30: Apresentação do grupo de violinos do CEM
Local: Escola Estadual Aurelliano Pimentel

14h: Palestra "Educação musical na terceira idade: benefícios da aprendizagem musical através do violino"
Profa. Gerusa de Brito Araújo (UFSJ)
Local: Teatro do Conservatório

15h45: Apresentação do Grupo de violinos do CEM
Local: Escola Estadual Aurelliano Pimentel

19h30: Apresentação da Orquestra dos Professores do CEM
Local: Teatro do Conservatório

20h30: Apresentação do grupo de violinos do CEM
Local: Teatro do Conservatório

24 de Outubro:
9h: Apresentação de professores do CEM
Local: Fundação Bradesco

13h30 às 16h30: Oficina "Performance Musical" - Prof. Abel Moraes (UFSJ)
Local: Teatro do Conservatório

17h às 19h: Masterclass de violoncelo - Prof. Abel Moraes (UFSJ)
Local: Conservatório

17h às 19h: Masterclass de violino e viola - Profa. Mariana Rennó (UFSJ)
Local: Conservatório

20h: Apresentações musicais:
-Projeto de Prados - Regência: Profa. Rosilane
-Camerata Pe. José Maria Xavier - Regência: Prof. Rodrigo Sampaio
Local: Teatro do Conservatório

25 de Outubro:
19h: Apresentação da Mini-Camerata do CEM
Regência: Prof. Tiago Souza
Local: Teatro do Conservatório

20h: Apresentação da Orquestra do Projeto Garoto Cidadão - Congonhas/MG
Regência: Prof. Tiago Souza
Local: Teatro do Conservatório

26 de Outubro:
20h: Apresentação do Quarteto de Cordas Guerra Peixe (RJ)
Local: Sociedade de Concertos Sinfônicos

27 de Outubro:
9h: Masterclass com os integrantes do Quarteto Guerra Peixe (RJ)
Local: Teatro do Conservatório

28 de Outubro:
18h: Apresentação da Orquestra OPA Jovem
Regência Prof. Rodrigo Sampaio
Local: Igreja de São Francisco de Assis

Direção: CEM São João del-Rei
Anthony Neri - Diretor
Salomé Viegas/Mauro Santos - Vice-diretores

Coordenação da Área de Cordas
Profa. Milene Sacramento

Mais informações: www.conservatoriosjdr.com.br
032 3371 7672

***

Semana de Cordas trás beleza musical a SJDR

A 3ª edição da Semana de Cordas do Conservatório Estadual de Música (CEM) Padre José Maria Xavier, que acontece a partir de segunda-feira, 22, até domingo, 28, vai levar música gratuita a diversos pontos de São João del-Rei. Com isso, alunos de várias escolas poderão ouvir a música popular sendo tocada a partir de instrumentos como violino, violoncelo, viola e contrabaixo. “Esse projeto faz com que esse tipo de arte seja mais reconhecido e mais pessoas, em especial crianças e jovens, adquiram e passem a exercer o gosto por ele”, explicou o diretor do Conservatório, Anthony Claret. E completou: “É muito interessante ver certas composições sendo tocadas através destes instrumentos”, comentou, lembrando que a iniciativa representa ainda, uma meneira de levar cultura aos jovens. “Essas crianças e adolescentes muitas vezes não têm o costume de ir a apresentações desse tipo. Com a Semana de Cordas a música é que vai até eles”, disse.

Grupo de cordas do Conservatório integra a programação - Foto: Conservatório Estadual de Música de SJDR / Divulgação

Grupo de cordas do Conservatório integra a programação – Foto: Conservatório Estadual de Música de SJDR / Divulgação

Além de apresentações em escolas e no Conservatório, a semana vai promover também palestras relacionadas aos instrumentos de cordas. “Essas atividades são mais voltadas para as pessoas que já têm certa convivência com o meio musical. Porém, qualquer um pode participar”, lembrou.

Segundo ele, todos os anos o Conservatório promove semanas temáticas e esta é a vez da Semana de Cordas, que teve sua última versão há dois anos. “Através de projetos como este acabamos desenvolvendo o gosto pela música em muitos alunos e vários deles passaram a estudar no Conservatório”, contou Claret.

A professora de violino e coordenadora da área de Cordas do CEM, Milene Alice do Sacramento, concordou e ressaltou que o evento promove interação entre estudantes de música de São João del-Rei e cidades vizinhas. “Teremos a participação de membros de outras escolas de música, de municípios como Prados, Congonhas e alunos de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei  (UFSJ)”, lembrou.

Programação
A segunda-feira, 22, iniciará a programação às 10h, na Escola Estadual Inácio Passos, com apresentação do grupo de Violinos do CEM. Às 14h, será a vez da Escola Estadual Iago Pimentel receber os músicos, com apresentação dos professores da área de Cordas. Mais tarde, às 16h, o grupo de Violinos do Conservatório irá se apresentar novamente, mas dessa vez na Escola Municipal Maria Tereza.

Às 19h, no Teatro do Conservatório, haverá a palestra A escrita para cordas na música sacra mineira dos séculos XVIII e XIX: funções e recursos, que será ministrada pelo professor da UFSJ, Modesto Flávio. No mesmo local, às 20h, haverá apresentação da Orquestra de Extensão e do grupo de Violas da universidade, sob a regência da professora Mariana Rennó Jélen.

Na terça-feira, 23, às 9h30 e às 15h45, haverá apresentação do grupo de Violinos do CEM, na Escola Estadual Aureliano Pimentel, seguida de palestra sobre a educação musical na 3ª idade, às 14h, no Teatro do Conservatório. A conferência será ministrada pela professora Gerusa de Brito Araújo, da UFSJ. No Teatro do Conservatório, às 19h30, acontecerá apresentação dos professores do CEM, e às 20h30, será a vez do grupo de Violinos.

Na quarta-feira, 24, na Fundação Bradesco haverá apresentação às 9h. Logo mais, às 13h30 e às 16h30, haverá oficina de Performance Musical no Teatro do Conservatório. De 17h às 19h, no CEM, haverá masterclass de violoncelo, violino e viola. Às 20h, no Teatro do Conservatório, acontecerão apresentações musicais de projeto desenvolvido em Prados e da Camerata Padre José Maria Xavier.

Na quinta-feira, 25, a programação no Teatro do Conservatório contará com apresentação da Mini-Camerata do CEM, às 19h; e da Orquestra do Projeto Garoto Cidadão, de Congonhas, às 20h. Na sexta-feira, 26, na sede da Sociedade de Concertos Sinfônicos, haverá espetáculo do Quarteto de Cordas Guerra Peixe, do Rio de Janeiro, às 20h.

Já no próximo sábado, 27, às 9h, no Teatro do Conservatório, haverá masterclass com os integrantes do Quarteto Guerra Peixe. No domingo, 28, às 18h, a programação termina na Igreja de São Francisco de Assis, onde haverá apresentação da Orquestra OPA Jovem, com regência do professor Rodrigo Sampaio.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 20/10/2012

Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, ajude a atualizar, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL