São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

II Colóquio Crítica da Cultura Corpo Arte Tecnologia . 06 a 09 de Novembro

Data

06/11/2012

Cidade

SJDR

Descrição





Críticas da linguagem se reúnem em SJDR

A partir da próxima terça-feira, 6, os interessados em conhecer um pouco mais sobre linguagem em diversos aspectos, inclusive o corpo, terão uma opção no II Colóquio Crítica da Cultura, Arte e Tecnologia, que se estende até a sexta-feira, 9, e acontece no Anfiteatro da Biblioteca do campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). O evento é realizado pelo Programa de Mestrado em Letras (Promel) da instituição e é aberto para todas as pessoas.

Segundo a professora e coordenadora do mestrado na UFSJ, Eliana da Conceição Tolentino, o evento é uma oportunidade para que pessoas possam conhecer mais e ter uma visão diferente e crítica do assunto. “Acontecerá a mostra de diversas pesquisas de alunos desta área. Inclusive temos um trabalho transdiciplinar que engloba vários discursos políticos e midiáticos. Além disso, serão tratadas várias manifestações culturais e literárias, contemporâneas ou não”, explicou. E completou: “A cultura, a arte e a tecnologia são recursos muito recorrentes hoje. Um dos assuntos, por exemplo, é a maneira como a tecnologia interfere na identidade das pessoas, passando pelos corpos, seja através de cirurgias plásticas, clonagens, tatuagens, transformações sexuais entre outras”, lembrou.

Para Eliana, a realização do colóquio traz grandes oportunidades, tanto para as pessoas que irão apresentar trabalhos quanto para os que apenas assistirão. “É uma maneira de divulgar as pesquisas de mestrado e interagir com outras pessoas e universidades, uma vez que contamos com participantes vindos de fora”, lembrou.

Programação
Na terça-feira, 6, a partir das 19h30 haverá a Conferência de Abertura do Colóquio, com coordenação da professora Eneida Maria de Souza. O assunto será Áfricas: modos de usar, arquivos, corpo e memória, de Eneida Leal Cunha, da PUC-Rio. Na quarta-feira, 7, às 14h, Mesa-redonda com o tema Corpos Pintados/Escritos, coordenada pela professora Eliana Tolentino, da UFSJ. Às 16h haverá intervalo e lançamentos de livros. Às 17h30, estão programadas comunicações simultâneas, que são mostras de pesquisas e trabalhos de estudantes de mestrado. Às 19h30, haverá mesa-redonda com a professora Adelaine LaGuardia, da UFSJ e participação da Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Na quinta-feira, 8, Corpos em Movimento será o tema de mesa redonda, às 14h, com coordenação de Antônio Luiz Assunção, da UFSJ, e participação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Às 17h, mais comunicações simultâneas e, logo mais, às 19h30, mesa redonda com o tema Corpo/linguagem/máquina, sob coordenação de Bárbara Orfanò, da UFSJ.

Na sexta-feira, 9, último dia do colóquio, às 14h, haverá mesa redonda com o tema Corpo/arquivo e natureza, coordenada por Dylia Lisardo-Dias, da UFSJ. Às 17h e às 19h30 mais temas serão discutidos no mesmo formato.

Segundo Eliana, durante o colóquio acontecerá o lançamento do livro O futuro do presente, que reúne trabalhos apresentados em 2011, na primeira edição do evento.

Inscrições
Os interessados deverão realizar as inscrições até a terça-feira, 6, na secretaria do Programa de Pós-Graduação em Letras, no campus Dom Bosco, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h. O valor da inscrição é de R$10 para estudantes de graduação e pós-graduação; e R$20 para professores e demais pessoas.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 03/11/12

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL