São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Macarronada e Brechó Solidários . Grupo de Apoio à Adoção Maria Fumaça

Data

21/10/2012

Hora

11h

Cidade

Tiradentes

Descrição

O Grupo de Apoio à Adoção Maria Fumaça realiza em Tiradentes, no Espaço Libertas, o evento Macarronada e Brechó Solidários. O ingresso para o almoço custa R$20,00 e a renda será revertida para ações do grupo. No mesmo local acontecerá o Brechó Solidário. Os ingressos podem ser reservados pelo e-mail gvadmariafumaca@gmail.com.
Outras informações no telefone 032 3371 8485.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 13/10/12

***

Macarronada e brechó solidários marcam criação de Grupo de Apoio à Adoção

Uma macarrona e um brechó solidários marcam o lançamento do Grupo Voluntário de Apoio à Adoção Maria Fumaça, sediado em São João del Rei (MG). Os eventos acontecem no mesmo local no próximo domingo, dia 21, às 11h, no Espaço Libertas, em Tiradentes. “Será uma confraternização e uma forma de arrecadarmos recursos para nossas ações”, adianta a professora Fátima Gorgulho, uma das idealizadoras do grupo.

Criado por mães adotivas, o “Maria Fumaça” tem o objetivo de atuar na região Campo das Vertentes no incentivo à formação de novas famílias, através da adoção. “Nosso interesse maior é estarmos ao lado de pessoas que já adotaram e daquelas que estão na fila da adoção ou simplesmente pensam em adotar”, explica a advogada Raquel Prudente Neder Issa, uma das diretoras do grupo. “Pretendemos levar informações, tirar dúvidas e trazer o tema à pauta da sociedade, desmistificando e mostrando o quanto é importante e prazerosa a adoção”, diz, acrescentando que atuam principalmente no incentivo à adoção tardia (de crianças com mais de dois anos de idade), de grupos de irmãos, inter racial e de crianças portadoras de deficiência. “Essas crianças geralmente são preteridas, mas são elas que formam a realidade dos abrigos de nosso país”, alerta.

O Grupo Maria Fumaça segue o modelo de muitos grupos já existentes e ligados à Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD) e já se prepara para a formação de uma Associação. “Nossa meta é trazer à região Campo das Vertentes um trabalho sério e atuante de apoio e incentivo à adoção, a exemplo do que já é feito em mais de 100 grupos que já existem no país”, observa a professora Ângela Paiva. Segundo ela, nessa região, no entanto, o Maria Fumaça é o primeiro, sendo que os mais próximos de estão em Juiz de Fora, Belo Horizonte, Contagem e Divinópolis.

Lema - "Abrindo caminho para novas famílias"

“Nosso objetivo é reunir pessoas que se interessem pela adoção de crianças e adolescentes e atuar no combate ao preconceito que ainda ronda o tema”, afirma Fátima Gorgulho. Segundo ela, enquanto preparam as formalidades para a formação de uma Associação, no sentido jurídico, trabalham para a realização de um grande evento, onde se reunirão especialistas no assunto: psicólogos, juízes, advogados, assistentes sociais, representantes de outros grupos e famílias adotivas, que vão relatar suas experiências, o processo até a adoção, tirar dúvidas e dar depoimentos. “A partir daí, nos reuniremos mensalmente realizando, em cada encontro, uma palestra, dinâmicas, discussões, debates, apresentação de depoimentos e uma sessão de perguntas e respostas”, informa.

Antes disso, o grupo já traz uma série informações através de um blog, onde são veiculadas notícias sobre adoção, dicas de livros e filmes, relatos de pessoas anônimas e de famosos que adotaram, artigos de opinião e outros. O endereço é www.gvadmariafumaca.blogspot.com.br.

Os ingressos para a Macarronada Solidária são vendidos com antecedência pelos telefones (32) 3372-1575- Raquel Prudente e (32) 9976-7619- Fátima Gorgulho, ou pelo e-mail gvadmariafumaca@gmail.com

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL