São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

O Clown: Processo Iniciático de Treinamento e Criação

Data

13/10/2012

Cidade

Lisboa/Portugal

Descrição

A vivência num treinamento específico é a chave para o entendimento do clown. Esse processo de treinamento e elaboração do clown tem início no corpo do ator, na experimentação de suas habilidades corporais, sejam elas relativas a um estado de presença, disponibilidade, expressividade e percepção, como também de habilidades relativas ao jogo e à improvisação. Um processo de treinamento leva o ator de encontro à fragilidade humana e ao ridículo, ao contato com a instabilidade, que exige do clown um novo olhar diante dos acontecimentos, em busca da solução e da criação, e com a percepção de que o erro pode ser algo de bom e que pode render frutos. 

Público alvo: Atores e interessados em geral
Nº de vagas: 20 participantes
Período de realização: 02 meses – 13/10 a 13/12
Carga horária: 40hs aula – 5hs semanais
Horário: 6ª feira (19 às 22h – em estúdio – treinamento físico, jogos e improvisação, criação de cenas e gags) 
A definir (2h aula – externo – contato e improvisação, intercâmbio de clowns)
Valor: 80 euros mensais

CONTATO PARA INFORMAÇÕES E MATRÍCULA
Kkarlequim@bol.com.br

PROFESSOR – KLAAS KLEBER
Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP/MG; e Mestre em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa – ESTC (Artes Performativas – Teatro do Movimento). 
Sempre vinculado a projetos de grande importância artística e destaque social vem realizando, no decorrer de sua carreira, um efetivo trabalho como encenador e preparador de atores. Entre outros projetos executados destacam-se os cursos de Capacitação – Teatro Educação (direcionado aos professores do ensino regular); Festivais Estudantis de Teatro; Mostras de Cênas Curtas; e projetos de caráter artístico-social – Teatro na Comunidade. 
Autor do livro: Corporeidade e fisicidade: o treinamento do clown enquanto instrumental técnico e artístico na formação do ator. Lisboa: Editora Chiado, 2012.
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.