Agenda Cultural
VIII Semana da Música de Ouro Branco . 6 a 13 de Outubro . Apresentação do Flutuar Orquestra de Cordas
Data
Cidade
Descrição
Flutuar Orquestra de Cordas
Ouro Branco, no dia 06 de outubro de 2012, no auditório do hotel Verdes Mares, às 16 horas
Entrada Gratuita
Desde o início de setembro a Flutuar Orquestra de Flautas vem passeando pelos trilhos de cidades mineiras que tiveram, e têm, sua história ligada ao trem de ferro.
A viagem se iniciou em Ouro Preto e teve em seu roteiro as cidades de Mariana, Itabirito, Tiradentes e São João Del Rei.
Trata-se do recente projeto do grupo, Trens para Flutuar, que, através da Lei Estadual de Incentivo à cultura, baseou seu repertório em músicas inéditas,encomendadas a importantes compositores do Estado e inspiradas nesse símbolo da cultura mineira, o trem, e por arranjos de canções mineiras que fazem referências ao mesmo.
Entre essas canções destacam-se "Ponta de areia", de Milton Nascimento, e "Trem azul", de Lô Borges, além da conhecida melodia de "O Trenzinho caipira", de Villa-Lobos.
Os ouvintes certamente vão se identificar com as músicas, vão se sentir como passageiros a bordo de um vagão e vão perceber que, mesmo presos a trilhos, é possível flutuar ao contemplar a bela paisagem sonora das estradas de ferro de Minas Gerais.
A viagem, que vem chegando ao fim, tem suas duas últimas apresentações marcadas para Belo Horizonte e Ouro Branco. Na capital, no dia 05 de outubro o grupo toca no Museu de Artes e Ofícios, às 20 horas e em Ouro Branco, no dia 06 de outubro o projeto se encerra, no auditório do hotel Verdes Mares às 16 horas.
Todas as apresentações serão gratuitas.
Consolidando um percurso de seis anos de vida a Flutuar apresenta uma formação original: reúne 17 músicos que tocam exclusivamente flautas transversais.
A riqueza de sonoridade é garantida pela presença de instrumentos de diferentes tamanhos, desde o flautim, que produz sons mais agudos, até as flautas em sol,as flautas-baixo e a rara flauta-contrabaixo, responsáveis pelas notas musicais mais graves.
O ponto de partida foi o ano de 2006, na Fundação de Educação Artística. Nestes quase sete anos de funcionamento, sob a regência do maestro e flautista Alberto Sampaio, a orquestra tem tido uma agenda numerosa em apresentações, o que vem propiciando um amadurecimento do trabalho e um reconhecimento do público e da mídia.
Desde a sua criação, o grupo busca a originalidade e a ousadia da experimentação e da criação. Assim sua trajetória se destaca pela pesquisa da música brasileira (popular e erudita), sem se deixar prender a nenhuma corrente artística que lhe possa cercear a espontaneidade de expressão.
Com essa homenagem aos trens e à história de Minas, chegamos a 2012, e assim a Flutuar Orquestra de Flautas vai trilhando,com muita lenha na fornalha, o seu caminho na música instrumental mineira.
Mais informações: flutuar@flutuar.org ou www.flutuar.org