Agenda Cultural
Outubro Rosa . Amigas da Mama . ações contra o câncer de mama
Data
Cidade
Descrição
Elas estão nas ruas, nas escolas, nas associações de bairros e quartéis de polícia, sempre em grupos, com trajes pretos e echarpes cor-de-rosa. Mas apesar do estilo, a mensagem delas nada tem a ver com a moda. Unidas em prol de um bem maior, as Amigas da Mama lançam mão da feminilidade, se uniformizam e vão a público levantando a bandeira contra o câncer.
Idealizado por membros do Lions Clube em parceria com a Casa da Amizade e o Rotary Club local, o grupo é responsável pela mobilização do chamado Outubro Rosa, que ganhará força a partir desta segunda-feira, 1º, através de uma maratona de eventos de conscientização por toda a cidade.
Amigas da Mama lotaram plenária da Câmara Municipal e apresentaram projeto ao público em agosto – Foto: Arquivo Gazeta
“Queremos chegar a todos os lugares possíveis. Onde houver homens e mulheres dispostos a ouvir, vamos estar. Muito se fala sobre o câncer de mama, mas ainda é pouco. Esse é um assunto que deve entrar em todas as rodas, incluindo as dos homens. Primeiro porque eles também podem ser vítimas do problema. Segundo porque a doença diagnosticada afeta não apenas o paciente, mas todas as pessoas ao redor. Consciência faz bem e pode salvar qualquer um, independente do sexo”, explicou a presidente do Lions na cidade, Eliane Abreu.
Agenda
Se engana quem pensa que a programação da iniciativa será restrita a outubro. Apesar do nome, a mobilização das Amigas da Mama deixou marcas por todo o calendário do segundo semestre. Em agosto, por exemplo, o grupo lotou o plenário da Câmara Municipal para apresentar o projeto e pedir apoio aos edis. Enquanto isso, nas ruas, representantes da iniciativa distribuíam panfletos e visitavam diferentes instituições acompanhadas de médicos especialistas para abordarem o assunto.
A ação vai se repetir na terça-feira, 9, em conferência no Batalhão da Polícia Militar na Avenida Leite de Castro. “Iremos a qualquer local a que formos convidadas. Basta haver o interesse”, explicou Eliane. E completou: “Mas isso não quer dizer que vamos depender apenas de convites. Vamos fazer nossas próprias intervenções”, comentou em referência à distribuição de folders, laços simbólicos da campanha e esclarecimentos sobre o assunto em pit stops de trânsito e estande instalado na Feira do Comércio, Indústria e Mostra Cultural (Fecic) de São João del-Rei.
No dia 19, dia internacional de combate a esse tipo de câncer, as Amigas da Mama estarão nos estúdios da Rádio São João para falarem ao vivo sobre o assunto e responderem dúvidas do público.
No sábado, 20, será a vez de realizar caminhada com concentração no Largo São Francisco, a partir das 9h, além de novo pit stop no Centro da cidade. Na mesma data e no mesmo horário também será aberta uma Feira da Saúde na Praça do Coreto.
Estatísticas
O Outubro Rosa é um movimento mundial com origem nos Estados Unidos e que desembarca em São João del-Rei pela primeira vez. A motivação para a chegada ao interior está em números tenebrosos envolvendo o câncer de mama.
Segundo cálculos do SUS, esse tipo de tumor é responsável por mais de 13 mil mortes no país todos os anos. E isso considerando apenas o sistema público de saúde.
Desse total, 12 mil vítimas são mulheres em matemática que não para. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2012 vai terminar com mais de 150 mil casos diagnosticados. Metade deles na região Sudeste do Brasil.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 29/09/2012
***