São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Concerto . Duo ReisBarbeitas . Piano e Violão

Data

27/09/2012

Hora

20h

Cidade

Ouro Branco

Descrição


Fotógrafo: Rubner Abreu Junior

Dando continuidade ao programa de concertos 2012, a Casa de Música apresenta o Duo ReisBarbeitas – piano e violão – dia 27 de setembro- 5ª feira – às 20:00 no Auditório do Hotel Verdes Mares.

A entrada é gratuita. 

Duo ReisBarbeitas apresenta repertório camerístico orginal para piano e violão em Ouro Branco 

Pode-se dizer que piano e violão são dois instrumentos protagonistas do que melhor se produziu na música de concerto no Brasil. Por isso o trabalho do duo ReisBarbeitas, formado pelos musicos Carla Reis (piano) e Flávio Barbeitas (violao), tem atraído a atenção da crítica e do público. A proposta, além da divulgação do pequeno, mas singular repertório camerístico original para piano e violão, é ilustrar algumas confluências histórico-estilísticas nas obras para esses dois instrumentos. É isso que mostra o CD que leva o nome do duo e que eles lançam em Ouro Branco dia 27 de setembro, quinta-feira, às 20h, no auditorio do Hotel Verdes Mares, uma promoção da Casa de Musica. 

O disco foi gravado pelo selo Minas som, da Universidade Federal de Minas Gerais. Com trajetórias sociais singulares e praticamente opostas, violão e piano são os instrumentos que historicamente estabeleceram as principais configurações do que se costuma entender como “música brasileira”. A tese é categórica, comportam risco de exagero, mas não é de todo infundada.O repertorio apresentado em Ouro Branco (e que esta no cd) segue esta linha. O duo fez uma versão para violão e piano de Meu amigo Radamés, de Tom Jobim. Os músicos incluiram também Sonatina, do gaucho Radamés Gnattali, e, dessa forma homenageiam esse grande arranjador que circulava com facilidade entre os meios erutidos e populares. 

De seu ambiente original, a valsa brasileira foi apropriada pelos compositores eruditos nacionalistas, interessados em desdobrar elementos característicos da música popular urbana. O mais prolífico e maduro no gênero, sem dúvida, foi o paulista Francisco Mignone, que chegou a ser celebrado como “rei da valsa” pelo poeta Manuel Bandeira. O duo ReisBarbeitas incluiu no cd e no repertorio de Ouro Branco a Valsa nº 1, em dó menor e a Valsa nº 8, em sol menor. 

Outra peça escolhida é Concerto Simples – na verdade, a redução de uma obra para violão e orquestra –, do carioca Nestor de Hollanda Cavalcanti, que mostra aqui um exalo de equilibrio do conjunto sonoro com valorização das características naturais e imediatas do instrumento solista, como o uso de cordas soltas (de cujos intervalos deriva o principal material temático da obra), de sons harmônicos e de acordes arpejados.

O publico vai ter a chance de apreciar ainda valsas de Heitor Villa-Lobos.  Valsa-choro, a única para violão, tem um nome que indica exatamente a fusão entre a dança de origem europeia e o modo como ela era tocada – e abrasileirada – no espaço popular e seresteiro. A Valsa da Dor se tornou uma das mais conhecidas obras para piano do compositor carioca. A dor aludida no título é musicalmente representada tanto pela melodia descendente e saudosa quanto pelo caráter pungente, sobretudo do refrão em que a duração alongada da nota inicial, entre outras, subverte a métrica característica da valsa. Por fim, a Tristorosa, composta sob o pseudônimo de Epaminondas Vilalba e bem menos visitada que a anterior, guarda características semelhantes, embora carregue, como na peça para violão, o frescor e a leveza melódica do jovem Villa-Lobos. 

A entrada para o concerto e gratuita e o CD pode ser encontrado no concerto. 

SERVIÇO
Concerto – Duo ReisBarbeitas – Piano e Violão
Local: Auditório do Hotel Verdes Mares, Ouro Branco
Data: 27 de setembro de 2012 (quinta-feira)
Horário: 20h
Entrada gratuita
Informações: www.casademusica.org

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.