Agenda Cultural
Inscrições para o Vestibular da Escola de Governo . Administração Pública . até 12 de Setembro
Data
Descrição
A Escola de Governo da Fundação João Pinheiro recebe, até a próxima quarta-feira (12), as inscrições para o vestibular para o ano letivo de 2013, para o curso de graduação em Administração Pública. O edital sobre a seleção está disponível no site da fundação.
Único curso universitário no país orientado para a formação de profissionais que integrarão, após graduados, uma carreira específica no Estado, o curso de Administração Pública é estratégico para a modernização do serviço público mineiro, formando profissionais que irão atuar nas áreas de gestão governamental e de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Em 2011, a instituição foi considerada a melhor faculdade de Minas Gerais no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC).
Depois de graduados, os profissionais passam a integrar o núcleo de controle específico da carreira gerenciado pelaSecretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Os profissionais são encaminhados para ocupar funções estratégicas nos diversos órgãos do Governo do Estado atuando, inclusive, no acompanhamento das metas e implementação do Choque de Gestão.
Na avaliação do professor Pascoal Gonçalves, o curso de Administração Pública forma servidores altamente qualificados em um modelo exclusivo de Minas Gerais, o que proporciona alto nível de conhecimentos aos futuros gestores. "O vestibular da Escola é muito concorrido e o corte realizado pelo processo seletivo é muito eficaz. Além disso, o corpo docente é de alta qualidade, visto que todos os professores tem ,no mínimo, o curso de mestrado e maioria já possui titulação em nível de doutorado”, afirma.
Boas perspectivas depois da graduação
Graduada pelo curso, a especialista em políticas públicas e gestão governamental, Jéssica Brandão Barbosa, ressalta que sua passagem pela Escola de Governo lhe abriu boas perspectivas, além de ajudá-la a aliar as teorias estudadas em sala de aula à prática profissional. Há dois anos ela ocupa o cargo de assessora de gestão estratégica e inovação na Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
“A Escola de Governo nos proporciona uma formação bastante consistente para trabalhar com administração pública, tendo a ética como um dos principais fundamentos. Em virtude dessa formação, a quase totalidade dos alunos graduados se dedica à administração pública. A formação nos possibilita a conquista de boas experiências e de contribuir para a modernização do Estado, como foi o caso da implantação do Choque de Gestão que vem sendo implementado pelo Governo de Minas”, ressalta Jéssica.
Graduado no primeiro semestre deste ano, Renato Pedrosa, é assessor do Programa Estadual Permanente de Combate à Dengue, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ele ressalta que a decisão de fazer o curso de administração pública foi acertada.
“Foi uma experiência única. Isso porque estudei numa escola focada na formação de profissionais voltados para pensar como resolver os problemas do Estado. Quando estudantes, tivemos a vantagem de buscar uma formação profissional já com foco bem definido, que é o de trabalhar para o Estado”, afirma.
Na avaliação de Pedrosa, o governo também ganha ao investir na formação de profissionais capacitados para atender suas necessidades na busca de soluções para o Estado. “Durante o curso, contamos com professores de alto nível, ligados à Fundação João Pinheiro que, pelo fato de ser uma instituição especializada em pesquisa, nos possibilita o acesso ao que há de mais avançado existe em administração pública”, frisa o administrador.
Qualidade atestada pelo MEC
No Índice Geral de Cursos do MEC, que elegeu a Escola de Governo a melhor faculdade de Minas, a instituição também ocupa posição de destaque dentre as 27 instituições de ensino superior do país que atingiram a nota máxima. Neste ranking, a Escola de Governo está em nono lugar.
Ao todom o Índice Geral de Cursos avaliou 2.177 instituições de ensino, sendo 229 públicas e 1.947 privadas, entre universidades, centros universitários e faculdades. Além da graduação em Administração Pública, a Escola de Governo oferece também cursos de especialização, capacitação, treinamento e mestrado em Administração Pública.
Criada em 1992, a instituição vem oferecendo, por meio de seus cursos de graduação e pós-graduação, melhorias e modernização da gestão pública. Os servidores públicos estaduais também recebem especialização e capacitação durante o período letivo. Entre os anos de 1994 a 2011, foram formados 653 alunos no curso de administração pública.
Realização das provas
As provas do vestibular/2013 serão realizadas em Belo Horizonte, em duas etapas, nos dias 21 de outubro e 16 de dezembro de 2012. Serão oferecidas 40 vagas para o primeiro semestre e 40 para o segundo semestre de 2013.
O curso é gratuito e os candidatos aprovados recebem bolsa de estudos mensal no valor de um salário mínimo. Nos casos de servidores públicos estaduais do Poder Executivo, há a possibilidade de dispensa de ponto durante o período letivo, a critério do órgão de origem.
As inscrições custam R$ 120,00 e devem ser feitas via internet pelo site www.gestaodeconcursos.