Agenda Cultural
Espetáculo "Máquina de Pinball" . 15 e 16 de Setembro
Data
Cidade
Descrição
“Máquina de Pinball” faz curta temporada em São João del-Rei
Agraciado pelo prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, espetáculo fica em cartaz no Teatro Municipal com entrada franca.
Retrato de uma geração que presenciou as mudanças comportamentais e os conflitos dos desejos particulares e coletivos desde a década de 80, o espetáculo “Máquina de Pinball” questiona a fragmentação e
***
Relações humanas estão em debate no Municipal
Os amantes de teatro podem conferir hoje, 15, e amanhã, 16, às 20h, o espetáculo A Máquina de Pinball, que será apresentado com entrada franca no Teatro Municipal de São João del-Rei. “É uma peça que trata de questões universais, como solidão, amor e vícios, tendo como plano de fundo a história da Camila, que foi uma livre adaptação do livro da Clara Averbuck”, contou a atriz e diretora de produção da montagem, Priscila D’Agostini.
Grupo O Coletivo conquistou o prêmio Funarte Miriam Muniz para montar do espetáculo que estreou em 2008 – Foto: Mariana Neto / Divulgação
Ela ressaltou que a obra literária foi uma inspiração para o trabalho que será apresentado em solo são-joanense depois de passar por cinco cidades desde que estreou em 2008. “O enredo é de Marina Viana, mas o espetáculo vai muito além da história do livro”, disse a atriz.
A adaptação foi possível por ter sido agraciada com o Prêmio Funarte Miriam Muniz. Depois disso, outras iniciativas como a Lei Estadual de Incentivo à Cultura possibilitaram sua circulação por Minas Gerais e pelo país. “Participamos da campanha Arte Contemporânea e agora com o Pró-Cultura vamos circular por capitais do país. Já fomos para São Paulo, vamos para o Rio de Janeiro em outubro e no ano que vem para Florianópolis e Porto Alegre. Além disso, o projeto Trilha da Cultura nos possibilitou fazer essa apresentação em São João del-Rei e em outras quatro cidades”, comentou Priscila.
O espetáculo é feito pelo grupo O Coletivo e, segundo Priscila, foi um marco. “Como somos um agrupamento de artistas que trabalham em diversos grupos e áreas, a peça tem um pouco a marca de trabalhos anteriores de cada um. Para O Coletivo, esse trabalho foi diferenciado porque depois dele decidimos o rumo que queremos tomar”, disse.
Enredo
Retrato de uma geração que presenciou as mudanças comportamentais e os conflitos dos desejos particulares e coletivos desde a década de 80, o espetáculo Máquina de Pinball questiona a fragmentação e a fluidez das relações humanas e a velocidade do influxo de informações na era das novas plataformas de mídias digitais.
Influências
“A Máquina de Pinball tem uma dinâmica pós-dramática, então o espetáculo é todo fragmentado e tem uma linguagem que lembra um videoclipe, pensando mesmo na estética contemporânea”, contou a atriz.
Além disso, foi nesse trabalho que o grupo começou a pesquisar a questão das artes cênicas com as novas tecnologias. “A partir daí, a ideia é aprofundar nessas questões para a nossa próxima montagem, que estreia em novembro. A Máquina de Pinball marcou esse inicio. Estamos procurando as tecnologias não só como ferramenta, mas também como conceito pós-dramático da estética que é o consideredo contemporâneo”, afirmou.
E completou. “Abordamos, até de maneira irônica, a questão da midiatização. Existem várias referências dessas, vários livros e filmes, tudo dentro desse espetáculo nessa narrativa fragmentada”.
Expectativa
Priscila disse que a expectativa para essa apresentação, a primeira do grupo em São João del-Rei, é a melhor possível. “Quando entramos com esse projeto para o Trilha da Cultura logo escolhemos São João del-Rei pelas ações que já são realizadas na cidade como o Inverno Cultural e a própria universidade. É um público que nos interessa, pelo principalmente pelo curso de Artes Cênicas”, contou.