Agenda Cultural - Evento

Lançamento do livro "Filhos da Pedra" . Evaldo Balbino

Data
07 Set 2012  
Hora
20h  
Cidade
Resende Costa  
Mais informações
 


Evaldo Balbino na Bienal Internacional do Livro de São Paulo

O resende-costense Evaldo Balbino lança o novo livro de poesias Filhos da pedra

 

Por Elaine Martins

Premiado em Recife em 2000, Filhos da pedra (Nelpa, 2012), lançado na Bienal do Livro de São Paulo, é o mais novo livro do poeta e escritor resende-costense Evaldo Balbino. Atualmente, Balbino é professor Língua Portuguesa da UFMG já autor coleciona 14 prêmios literários em todo o país.

O livro começou a ser escrito quando o poeta ainda morava em Resende Costa – MG (sua cidade natal) e, publicado depois de Moinho (Scriptum, 2006) e Móbiles de areia (Amirco, 2012), contém versos que exprimem iniciação poética e elaborada polifonia lírica. Nos 100 textos do livro, o poeta transita pelo clássico, com versos metrificados e sonetos, e pela estética modernista, com versos livres, brancos e poemas visuais, e chega a pontos de ousadia. Em “Canção do exílio”, por exemplo, faz uma releitura do poema homônimo de Gonçalves Dias, símbolo do Romantismo e do nacionalismo brasileiro. Em “Aldeia de Monsanto”, o poeta revisita uma das cidades por onde perambulou em sua viagem pelo velho mundo e pela cultura ibérica. Em “Golondrina”, dialoga com o poeta Manuel Bandeira a partir do famoso poema “Andorinha”.

As imagens poéticas do livro levantam reflexões sobre o fazer da poesia, sobre o mundo e o trânsito dos seres, sobre os seres em suas complexidades e fragmentações, sobre o amor como elemento poroso do ser humano. Memória, infância, Deus e o sagrado, amor, morte, cotidiano, questões sociais, poesia – tudo comparece nos poemas que insistem em se fazer para que a vida aconteça, mesmo que às vezes apenas através da linguagem.

Filhos da pedra foi lançado primeiro, dia 17 de agosto, na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Mas no dia da Independência, Evaldo Balbino cantará a sua canção do exílio sobre a pedra de sua terra natal. Com promoção da AMIRCO (Associação dos Amigos da Cultura de Resende Costa), o lançamento do livro acontecerá no dia 7 de setembro, às 20h, na Biblioteca Municipal, no Mirante das Lajes, em Resende Costa – MG. Em Belo Horizonte, entretanto, Filhos da Pedra será lançado no dia 18 de setembro, numa terça-feira. Isso vai ocorrer na Livraria Status, Rua Pernambuco, 1.150, Savassi.

Elaine Amélia Martins - graduada em Letras pela UFSJ, mestre em Letras pela UFMG, idealizadora e coordenadora editorial da Coleção Lageana. elaineamartins@yahoo.com.br
(31)98434665 Vivo/ (32)9119-4322 Tim.
 

www.saojoaodelreitransparente.com.br . Projeto e coordenação: Alzira Agostini Haddad . Todos os direitos reservados