São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação de 26 de Julho . 25º Inverno Cultural da UFSJ . Intervenção fotográfica, mostras, lançamento de livros, espetáculo de dança e show

Data

26/07/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Dia 26 de Julho – Quinta-Feira

9h às 18h: ntervenção fotográfica: O Estendal - as paredes tem ouvidos
O Estendal, coletivo criado no Rio de Janeiro, é uma ação cultural promovida por um grupo de fazedores de imagens, mais convidados e agregados, que visa a levar para as ruas e praças públicas imagens pensantes ou pensamentos imagéticos. Como que brincando de fazer arte, o grupo parte de uma expressão da língua portuguesa para fotografar, ou rebuscar em arquivos, imagens que traduzam o tema de alguma maneira bastante própria e individual.
Local: Largo da Igreja de São Francisco de Assis

18h: I Mostra Ensaios de Arte e Cultura: Curadoria - conceitos e práticas
Curador: Ricardo Coelho. Assistente curatorial: Phamela Dadamo
Diógenes Moura é escritor, jornalista e roteirista. Atua como curador de fotografia na Pinacoteca do Estado de São Paulo, tendo sido premiado em três edições pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).
Luiz Gustavo Carvalho é pianista, diretor artístico, produtor cultural e curador de exposições e eventos interdisciplinares.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

19h: Lançamento de livros
Revista Vertentes Volume 19 nº 2
12º Concurso de Poesia da UFSJ
Como Fazer um Arco-Íris. Bella Mendes (ilustrações: Juliana Freitas)
Imaginário e Iluminuras: Memória e Desenho de um Povo. Juliana Freitas
O Futuro do Presente: Arquivo, Gênero e Discurso. Eneida Maria de Souza, Eliana da Conceição Tolentino e Anderson Bastos Martins
Impasses e Perspectivas da Imprensa em Minas Gerais. Guilherme Rezende (organização)
Um Livro, Um Filho, Uma Árvore. Juliano Nery de Carvalho
Local: CESC – Centro Social e Cultural do 11º BIMth (Av. Hermilo Alves, s/n)

20h: Espetáculo de dança: Obstáculos
Grupo Impacto. (Viçosa/MG)
Coreografia: Alexandre Snoop
Direção: Patrícia Lima
Este espetáculo, que aborda os diversos significados da palavra “Obstáculos, apresenta-se mediante a fusão das danças urbanas e da dança contemporânea. A coreografia procura mostrar como naturalmente os "Obstáculos" fazem parte da evolução da humanidade. Com um espetáculo denso que critica e comenta as dificuldades da vida em sociedade, o Grupo Impacto apresenta a hipótese de que nós mesmos somos, também, nossos próprios "Obstáculos".
Local: Palco Kairós – Av. Leite de Castro, ao lado do Posto Vianini

21h: Show: Banda Cartoon Belo Horizonte
O show mescla canções dos três discos lançados pela banda mineira que já tocou em importantes festivais por todo o país. Formada por Khadhu (vocal e baixo), Khykho (guitarra e vocais), Bhydhu (bateria, percussão e vocais) e Raphael (teclados), a lendária banda Cartoon possui um som resultante da mistura de ópera rock e progressivo feito com instrumentos exóticos. Além das canções autorais do Cartoon, o repertório inclui interpretações de clássicos da música erudita conhecidas pelo público em geral.
Local: Teatro Municipal

21h: Mostra Kairós de Audiovisual
Produções locais em foco, com filmes que revelam jovens diretores/as e artistas, protagonistas do audiovisual de São João del-Rei e região.
Whisky com Soda (2011, 19’) Direção: Victor Klier Inteiramente rodado na cidade de São João del-Rei em 2011, com equipe técnica e de atores composta por moradores locais, o filme retrata a história de um cineasta tímido e inseguro, que em uma madrugada qualquer vai a um bar e conhece uma violinista cheia de personalidade. O diálogo entre eles trata de suas vidas pessoais, sobre relações e sobre histórias em quadrinhos.
Anarquia (2011, 15’) Direção: Masi Torres, Renata Felisatti, Juliano Pereira. Produzido em São João del-Rei pela Jambeiro Filmes, o curta-metragem foi concebido em parceria com a Cia Teatral Manicômicos e pensado inicialmente como um instrumento de suporte narrativo para a peça teatral Bordobangoballo. O filme transcendeu sua proposta inicial e adquiriu vida própria, retratando as desventuras vividas pelos imigrantes italianos que começaram a chegar a São João del-Rei para suprir a falta de mão de obra que a libertação dos escravos causou.
Local: CEREM, Sala de Multimídia

Veja programação completa do 25º Inverno Cultural da UFSJ  
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL