São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação de 21 de Julho . 25º Inverno Cultural da UFSJ . Mostras, shows, Empty Bowls, palestra, teatro e espetáculo de dança

Data

21/07/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Dia 21 de Julho – Sábado

15h: Mostra Kairós de Audiovisual – Imagem dos Povos
Freddy Ilanga (2009, 24’) Direção: Katrin Hansing (África do Sul, Cuba e EUA) Em abril de 1965 , Freddy Ilanga, um jovem congolês de quinze anos, tornou-se professor e tradutor particular do idioma Swahili para Che Guevara, durante os sete meses da missão de Che para treinar rebeldes contra o governo de Joseph-Desiré Mobutu, no Congo. Após este período foi enviado a Cuba. Quarenta anos se passaram e ele perdeu todo o contato com sua família e sua pátria. E o filme trata do desalojamento de pessoas, com uma história sobre migração e desabrigo, e os elevados custos humanos do exílio e da separação familiar.
Ousmane (Dewenett) (2006, 15’) Direção: Dyana Gaye (Senegal & França) Ousmane é uma criança de 7 anos, mendiga nas ruas de Dakar, capital do Senegal. Com sua conversa e forma de pedir, Ousmane vai negociando, conseguindo o que deseja e prometendo ajuda a quem lhe ajuda. Para cumprir suas promessas, ele decide escrever uma carta para Papai Noel.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

18h: I Mostra Ensaios de Arte e Cultura: A fotografia na arte contemporânea
Curador: Ricardo Coelho. Assistente curatorial: Phamela Dadamo
Eugênio Sávio é fotógrafo e mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Atua como professor de Fotografia na PUC Minas e, em 2004, criou o projeto Foto em Pauta.
Pedro Motta é formado pela Escola de Belas Artes da UFMG. Atua como artista visual e tem se destacado no cenário da arte contemporânea brasileira por meio da linguagem da fotografia.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

19h: Projeto SambAgente: Show Boêmios de Isís
O Projeto SambAgente, em parceria com a AESBRA – Associação das Escolas de Samba, Blocos e Ranchos de São João del-Rei, apresenta grupos de samba de destaque na cidade promovendo a cultura e o acesso ao festival. Na voz de Isis Ferreira os Boêmios de Isis trazem o melhor do samba de raiz embalados por Noel Rosa, Cartola, João Bosco, Adoniran Barbosa, Clara Nunes, Bezerra da Silva, Clementina de Jesus entre outros grandes nomes do samba.
Local: Praça Santa Teresinha

19h: Evento: Empty Bowls
Ceramistas colaboradores, professores e alunos do curso de Artes Aplicadas da UFSJ.
O Empty Bowls é um projeto internacional de combate à fome, promovido desde 1990 pelo grupo Imagine/Render, uma organização não-governamental norte-americana. Nessa ação, os participantes fazem tigelas de cerâmica e servem uma refeição simples de sopa e pão. Os convidados, após a refeição, podem levar a tigela para si, em memória a todas as pessoas que passam fome no mundo. Em troca da tigela e da refeição, é sugerida uma doação mínima correspondente a dez dólares americanos, e os organizadores e patrocinadores do evento escolhem uma ou mais organizações de combate à fome, para as quais são doados 100% do dinheiro arrecadado.
Local: ACI Del-Rei

19h: Show: Voar sem fim
Luíza Lara e Trio (Divinópolis/MG). Direção e arranjos: Renato Saldanha
O show é o mais novo CD de Gê Lara interpretado por Luiza Lara. Juntos, acompanhados por Renato Saldanha, formam um acorde perfeito, um equilíbrio raro de se ver, uma harmonia que só a música é capaz de nos proporcionar.
Local: Teatro do Campus Santo Antônio

20h: Palestra: O herói no cinema brasileiro
Adriano Medeiros da Rocha. (Mariana/MG)
A palestra promove uma discussão sobre o arquétipo do herói e suas múltiplas facetas na cinematografia brasileira.
Local: CEREM, Sala de Multimídia Público Alvo: acima de 14 anos

20h30: Teatro: Amores surdos
Direção: Rita Clemente
Dramaturgia: Grace Passô
Grupo Espanca! (Belo Horizonte)
Uma família composta por um pai ausente, uma mãe zelosa e seus filhos. Mesmo quando acordados, eles não se ouvem, não se enxergam, não se percebem: reflexo de um cotidiano que os conduz à incomunicabilidade. Mais que a dificuldade de relação entre pessoas de uma mesma família, Amores Surdos fala da capacidade do homem de estar dormindo mesmo quando acordado e constrói uma metáfora da passagem para a vida adulta e a perda da inocência. O espetáculo foi realizado com o Prêmio Estímulo às Artes (Auxílio Montagem) da Fundação Clóvis Salgado, Palácio das Artes (2005).
Local: Teatro Municipal Público Alvo: recomendado para maiores de 12 anos.

22h: Espetáculo de dança: O corpo negro na dança
Coreografia: Marco Antônio Garcia
Direção: Fernando Narduchi, Marco A. Garcia e José Marciel Silva
Cia. Balé de Rua de Uberlândia (Uberlândia/MG)
O corpo negro brasileiro, sua história, religiosidade, luta e resistência. Um corpo que se construiu no trabalho mas também na música, ritmos, celebrações e rituais religiosos. Um corpo que não se cansa e não desiste nunca cuja história se confunde com a construção do próprio Brasil. Falar deste corpo negro é falar de amor, alegria e celebração da vida.
Local: Palco do Inverno Cultural

Veja programação completa do 25º Inverno Cultural da UFSJ
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL