São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Programação de 19 de Julho . 25º Inverno Cultural da UFSJ . mostras, teatros, lançamento de livros e show

Data

19/07/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Dia 19 de Julho – Quinta-Feira

15h: Mostra Kairós de Audiovisual – Imagem dos Povos
Abertura da mostra Imagem dos Povos, com a série Filmes da África e Diásporas. O objetivo da série é oferecer ao publico a pluralidade histórica e cultural da África e das comunidades surgidas pelas diásporas dos povos africanos. Seu foco principal é o olhar contemporâneo de artistas, estudiosos e pesquisadores na identificação das características, dos costumes, dos desejos e da singularidade de cada comunidade, povo, ou país enfocado. A série, organizada por Adyr Assumpção e Tâmara Ribeiro, reúne filmes realizados em diversos lugares do mundo e apresenta a complexidade e a diversidade de paisagens e culturas que compõem o universo da diáspora.
Terra Sonâmbula (2007, 96’) Direção: Teresa Prata (Portugal e Moçambique). Duas histórias separadas pela guerra e unidas por um diário. Entre a Guerra Civil e as histórias de um diário perdido, Muidinga e Tuahir são os heróis deste filme. Muidinga lê no diário, encontrado ao lado de um homem morto, a história de uma mulher encerrada num navio que procura o filho. Muidinga convence-se que é o menino procurado no diário. Vai então ao encontro da mulher, com Tuahir, um velho cheio de histórias que o trata como filho. A viagem é dura: eles movem-se entre refugiados em estado de delírio. Para não enlouquecerem, têm um ao outro. A estrada por onde caminham, como sonâmbulos, é mágica: entende os seus desejos e move-os de um lugar a outro, não os deixando morrer enquanto eles não alcançarem o tão sonhado mar. Os dias são de fuga, dos guerrilheiros e da fome; as noites são de busca de uma história de aventuras. O filme é baseado no livro homônimo do escritor moçambicano Mia Couto.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

16h: Teatro de rua: Triciclo
Flor no peito Grupo de Teatro (Niterói - RJ)
Texto e direção: Marcio Libar
Uma pequena fábula sobre amizade, companheirismo e tolerância retrata os prazeres e as dificuldades de se viver coletivamente. Os palhaços Protocolo e Piter Crash, acompanhados pela sanfoneira Norma Nogueira, tentam apresentar seu show, porém esbarram nas dificuldades de entendimento inerentes ao homem. O texto, escrito em parceria entre o diretor Marcio Libar e o grupo, discute a necessidade de escuta, a generosidade, o valor da amizade, a força do encontro e o amor a arte.
Local: Praça do bairro São Geraldo

18h: I Mostra Ensaios de Arte e Cultura: Design gráfico e poesia visual
Curador: Ricardo Coelho. Assistente curatorial: Phamela Dadamo
Alécio Rossi é mestre em Comunicação Midiática e Design pela Unesp. Atua como designer e educador na gerência de desenvolvimento de cursos de graduação no Senac São Paulo.
Ângelo Mazzuchelli é professor adjunto do Departamento de Desenho da Escola de Belas Artes da UFMG. Doutor em Estudos Literários e pesquisador das relações texto/imagem.
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio

19h: Lançamento de livros
Causos em Crônicas de Humor. José Antônio Oliveira de Resende e Ramiro José Gregório
O Épico Popular em Cenas de Paixão Segundo Congonhas. Júnia Cristina Pereira
Árvore da Vida (livro e CD). Poetas: Osmir Camilo Gomes, Wagner José Vieira e Patrícia Fonseca de Oliveira. Músicos: Wilson Ribeiro, Gastão Manfredinni e Sandro Leyloy
Travessuras e Memórias. José Ademir Mendes de Almeida
Pico do Itajuru: Memórias da Natureza. Adriano Medeiros da Costa
Audiovisual e Juventude: Documentando Patrimônios. Adriano Medeiros da Costa
Local: CESC – Centro Social e Cultural do 11º BIMth (Av. Hermilo Alves, s/n)

19h: Show: André Rocha e trio (Belo Horizonte)
André Rocha é violonista e compositor. Em seu trabalho, destaca-se a busca por uma sonoridade enraizada na cultura brasileira na sua tradição de música instrumental. Dedica-se ao Violão Brahms, instrumento de oito ou nove cordas que é tocado na vertical. Com esse instrumento, divide-se entre a criação de composições originais e transcrições e arranjos de importantes músicos brasileiros. André Rocha apresenta repertório de composições próprias e arranjos, numa formação de trio diferente, pautada pela sutileza sonora e originalidade dos arranjos.
Local: Teatro do Campus Santo Antônio

21h: Teatro: Holoclownsto
Troupp pas d'argent. (Rio de Janeiro)
Texto: Marcela Rodrigues e Natalie Rodrigues
Direção: Marcela Rodrigues
O espetáculo narra a história de seis clowns prisioneiros que se conhecem em plena guerra no último vagão de um trem rumo ao desconhecido. Nesse caminho, a tolice, a doçura e a inocência desses artistas transformam o horror da guerra numa poética. Uma jornada bem humorada e sensível até a alma do ser humano em sua condição de palhaço e vice-versa.
Local: Teatro Municipal

22h: Festival de Música Pop & Rock da UFSJ
Abertura: VALETESETE. Contagem (MG)
Principal: SEU BENÉ. São Paulo (SP)
Local: Palco Kairós – Av. Leite de Castro, ao lado do Posto Vianini

Veja programação completa do 25º Inverno Cultural da UFSJ
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL