São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

35º Festival de Música de Prados . 15 a 28 de Julho

Data

15/07/2012

Cidade

Prados

Descrição



Promover, em parceria com músicos ligados à Universidade de São Paulo-USP, a trigésima quinta edição anual do Festival de Música de Prados, oferecendo cursos/oficinas gratuitos de canto, instrumentos de cordas e de sopro, iniciação musical para crianças, prática de conjuntos (coral, orquestra e banda de música), realizando concertos e outras apresentações musicais abertas ao público nas cidades de Prados, Coronel Xavier Chaves, Resende Costa(região dos Campos das Vertentes, Minas Gerais), com o objetivo principal de fomentar e aprimorar a prática musical em Prados e as atividades culturais na região.

A realização dos Festivais de Música de Prados se deu a partir do contato estabelecido, em meados da década de 70, entre o maestro Olivier Toni, do Departamento de Música da Universidade de São Paulo, e o maestro Adhemar Campos Filho, então regente da Lira Ceciliana. Graças à iniciativa conjunta dos dois músicos, em 1977, aconteceu o I Festival de Música. Desde então, o evento vem se repetindo anualmente (exceto em 1997, quando faleceu o maestro Adhemar) e, em 2012, chegará à 35ª (trigésima quinta) edição. Sua concretização se deverá mais uma vez ao entendimento e à iniciativa dos realizadores paulistas e pradenses e a seus patrocinadores, habituais ou novos.

A proposta que sempre norteou os trabalhos do Festival é a de possibilitar, durante as duas semanas em que transcorre, a integração entre músicos vindos de São Paulo com a comunidade pradense, sobretudo os integrantes da Lira Ceciliana e os estudantes de música. De um lado, os músicos pradenses têm então a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e sua prática musical ao entrar em contato com representantes de um grande centro nacional de ensino e exercício da música. De outro lado, os visitantes paulistanos se vêem imersos no ambiente musical peculiar de Prados, herança da excepcional atividade artística que se desenvolveu em Minas no período colonial.

O evento é expressivo e tem ampla repercussão, fazendo parte do calendário de eventos culturais divulgado em âmbito que extrapola a esfera regional e estadual. Vale registrar que, no decorrer dos anos, já participaram do evento músicos que hoje ocupam posição de destaque no cenário da música erudita brasileira, como o violinista Cláudio Cruz, o compositor Sílvio Ferraz, os regentes João Maurício Galindo e Roberto Minczuk, o musicólogo Paulo Castagna, entre outros. Sua realização valoriza e divulga a cidade de Prados e a tradição musical aqui mantida por quase trezentos anos, além de incentivar o turismo local. Há uma grande mobilização do público para participar dos cursos e assistir às apresentações, tudo oferecido gratuitamente - sempre.

A realização do 35.º Festival de Música de Prados, de 15 a 28 de julho de 2012, visa dar continuidade a trabalhos que vêm sendo desenvolvidos ao longo dessas três últimas décadas. O principal objetivo é o fomento e aprimoramento das atividades musicais em Prados. Além disso, o Festival de Música visa dar oportunidade de vivência científica e pedagógica para estudantes de música, em especial da Universidade de São Paulo, que têm a incumbência de exercer atividades de ensino e pesquisa como monitores devidamente orientados por seus professores responsáveis. Outro objetivo é a continuidade de pesquisas musicológicas que visam à documentação e catalogação do rico acervo de partituras da Lira Ceciliana, que é tombado pelo Fundo Municipal do Patrimônio, de Prados, e do acervo de composições de Adhemar Campos Filho.

Realizado pela Lira Ceciliana, nesta edição de 2012, contamos com o patrocínio dos Correios, da Roland, da Serenata - Michael, da Associação Musical AbeMúsica, da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), USP - através do Departamento de Música (ECA) e da Prefeitura Municipal de Prados. Contamos com apoio, também, da Paróquia de Prados, da Escola Estadual Dr. Viviano Caldas e do Restaurante Bandeira Peruana.
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL