São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Exposição "11+2=LIX" . Lucas Araújo, Luigi Frumenti e Toni de Castro . 7 de Julho a 5 de Agosto

Data

07/07/2012

Cidade

Tiradentes

Descrição

Arte que ressurge é exposta em Tiradentes

Das cinzas ressurgem novos conceitos e ideias. Em volta da fogueira das vaidades, três fazedores de arte mostram que suas obras podem renascer das cinzas e ressurgir do lixo. Lucas Araújo, Luigi Frumenti e Toni de Castro apresentarão quase 30 peças de arte entre painéis fotográficos, quadros e esculturas. A exposição 11 + 2 = LIX será aberta hoje, 7, no Centro Cultural Yves Alves, a partir das 17h.

A mostra estará aberta até o dia 5 de agosto e ficará disponível para visitação de domingo a quarta-feira, das 10h às 18h; e de quinta-feira a sábado, das 10h às 22h. O artista Lucas Araújo apresentará dez painéis, Luigi Frumenti irá expor 11 quadros e Toni de Castro terá oito esculturas.

“A nossa ideia é criarmos um espaço para a reflexão. As peças literalmente vão para o lixo de onde elas irão ressurgir. Somos egocêntricos e isso às vezes nos impede de avaliar e criticar nosso trabalho. O objetivo é jogar nossa arte na fogueira das vaidades e das cinzas iremos renascer, como uma Fénix. Como não podemos fazer uma fogueira no local da exposição, encheremos as duas salas da mostra com ferro velho e desse entulho sairão os nossos trabalhos”, afirmou Toni de Castro.

O artista acrescentou ainda que a intenção é criar um espaço interativo com a comunidade. “Criamos uma trilha sonora especialmente para a exposição. A luz, o som e a imagem são alguns dos sentidos que iremos trabalhar com os visitantes que passarem pelo Yves Alves. Nosso intuito é que eles façam uma reflexão de tudo que verão, pois todos estão pasteurizados.

‘O que você está fazendo da própria existência?’. É esse questionamento que queremos que nossos visitantes façam”, disse.

Espaço
A exposição no Centro Cultural é parte de um projeto maior que os artistas Luigi Frumenti e Toni de Castro começaram a desenvolver. Trata-se do espaço 11 + 2 – Os 5 Sentidos da Arte. O local será aberto em breve e irá avivar visão, audição, tato, olfato e paladar das pessoas.

“Desenho, pintura, escultura, arquitetura, design, fotografia, cinema, teatro, gastronomia, literatura, poesia, filosofia. Será um espaço multicultural, aberto à classe artística e à comunidade. Um local de trocas e de aprimoramento, já que também pretendemos realizar seminários e workshops”, afirmou Luigi Frumenti.

Quem é quem
Lucas Araújo é são-joanense graduado em Marketing e Propaganda e possui formação em Fotografia também. Tem vários trabalhos em óleo e em acrílico, ambos sobre tela e madeira, além de técnicas mistas com areia e pigmentos. Já participou de exposições coletivas e atuou como professor na Oficina de Tapetes de Rua.

Luigi Frumenti nasceu em Roma, Itália. Filho de pintor ,conviveu desde cedo com os expoentes da Escola Romana e estreou nas artes plásticas aos 17 anos, recebendo menção honrosa em concurso de nível nacional. Nos anos 60, participou de várias mostras coletivas e de edições da Mostra de Via Marguta, em Roma. Mudou para Tiradentes em 2005, onde já realizou oito exposições.

Toni de Castro nasceu em Barcelona, Espanha. Sua formação passa em renomadas escolas em Paris, na França, e Estolcomo, na Suécia. Iniciou sua carreira de artista plástico na década de 60 e já participou de diversas exposições em vários salões da Europa, chegando a conquistar importantes prêmios. Também esteve à frente de projetos como pesquisas sobre Arquitetura Mediterrânea na Sardenha, e já se embrenhou pela sétima arte conquistando o prêmio de Melhor Direção de Arte no X Festival de Cinema de Natal pelo filme Estorvo, de Ruy Guerra.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 07/07/2012

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL