São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Concerto Inaugural do novo Piano . Conservatório E. de Música Pe. José Maria Xavier

Data

15/06/2012

Hora

20H

Cidade

SJDR

Descrição



A Direção do Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier convida V. Srª e familiares para o Concerto de Inauguração do novo Piano, a ser realizado no dia quinze de junho de dois mil e doze, às vinte horas no Teatro Presidente Tancredo Neves (Conservatório).

Mais informações:
Rua Padre José Maria Xavier, 164 - Centro Histórico
Telefones: 032 3371 7672 . 032 3371 8781
www.conservatoriosjdr.com.br
conservatoriosjdr@gmail.com

***
Conservatório recebe um piano de cauda

Instrumento foi doado por emenda de Rômulo Viegas

Complemento no acompanhamento de instrumentos, personagem da história aristocrática e musical de São João del-Rei, o piano é responsável por grande parte das melodias que ecoam entre as paredes do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier, que ganhou reforço na última segunda-feira, 18, quando um exemplar Fritz Dobert ¼ de cauda, novo e refletindo toda a pompa foi entregue oficialmente à instituição pelo deputado estadual Rômulo Viegas (PSDB).

Diretoria do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier entrega placa de agradecimento a Rômulo Viegas pela emenda parlamentar apresentada pelo deputado - Foto: Gazeta

Diretoria do Conservatório de Música Padre José Maria Xavier entrega placa de agradecimento a Rômulo Viegas pela emenda parlamentar apresentada pelo deputado - Foto: Gazeta

Mas a festa pelo novo integrante no rol musical da casa começou antes, na sexta-feira, 15, em noite de recital aberta pelo ex-diretor do espaço, Abgar Campos Tirado, e com apresentações de professores e alunos desfilando clássicos de Schumann, Debussy e outros nomes.

Emenda
A doação foi resultado de emenda parlamentar elaborada por Viegas, permitindo a compra do Fritz Dobert no valor de R$25 mil. O instrumento vai compor o anfiteatro da escola de música e beneficiar mais de 600 aspirantes e pianistas em desenvolvimento que recebem aulas gratuitamente. “Essa era uma demanda antiga e que vinha sendo trabalhada na busca de alternativas para aperfeiçoar o ensino e as possibilidades de concertos aqui. Ainda podemos fazer mais pelo Conservatório, como angariar outros instrumentos e realizar reformas no prédio. Acredito que no próximo ano tenhamos boas notícias em relação a isso, mas já é satisfatório dar um passo nessa transformação”, disse Viegas.

Mais que ensino
Segundo a vice-diretora do espaço, Salomé Viegas, o novo piano fará mais do que atender aos estudantes. “Será possível trazer mais musicistas à cidade e realizar espetáculos que até então não eram permitidos devido à situação em que se encontravam nossos pianos. Temos mais de dez no conservatório, mas grande parte já não responde musicalmente como deveria.

Alguns nem conseguem ser afinados com primor mais. Com esse que recebemos renovamos esperanças e possibilidades aqui”, disse a musicista.

O mesmo argumentou a professora Adriana Mundim, que há 12 anos leciona no Conservatório utilizando pianos de cauda e de armário que em alguns casos já ultrapassaram 40 anos de uso. “Quando cheguei aqui, um deles tinha um pé improvisado. Era uma carteira escolar. Nem por isso desistimos ou fomos impedidos de fazer nosso trabalho. Essa doação nos motiva a seguir e é um símbolo de uma tradição que se mantém. Nos séculos passados, tocar piano era considerado uma dádiva. As moças de famílias aristocráticas tinham a música como dom. Hoje isso continua com possibilidades abertas a qualquer um com a mesma beleza e importância”, disse.

O Conservatório
Inaugurado em março de 1953, o quase sexagenário Conservatório de Música Padre José Maria Xavier integra a Rede Estadual de Ensino e atende atualmente a mais de 1,7 mil estudantes de forma gratuita e com alcance regional, recebendo aspirantes a musicistas com idade de 6 a 90 anos vindos de Tiradentes, Resende Costa, Barroso, Nazareno, Coronel Xavier Chaves e até de Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco.

Tradicional, o espaço reforça o coro de São João del-Rei como cidade da música. “Ele nasceu em meio a duas orquestras com centenas de anos, além de diversas bandas com raízes são-joanenses. A princípio o objetivo dele era reforçar esses grupos. Hoje vai além e assim vai continuar. Quando recebemos novos alunos matriculados, temos a certeza desse projeto renovado. E receber a doação do piano é motivação extra para isso e para continuar lutando por benefícios para a escola”, disse o diretor da instituição, Anthony Claret Moura Néri.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 23 de Junho de 2012

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL