São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Espetáculo: “Traviata” e "Paracosascia" . Palco Italia 2012 . 1 e 2 de Junho

Data

01/06/2012

Hora

21h

Cidade

Belo Horizonte

Descrição

Companhias italianas de dança agitam os primeiros dias de Junho em Belo Horizonte

O Ministério da Cultura e a Ponte entre Culturas-MG apresentam as companias de dança BOTEGA e ARTEMIS em espetáculos gratuitos.

O Festival Palco Italia realizado pela Associação Ponte entre Culturas-MG, promove dois espetáculos de dança contemporânea neste final de semana.  Ambos serão realizados no Grande Teatro do SESC Palladium, às 21 horas, com entrada franca e os ingressos já estão disponíveis na bilheteria do teatro. 

No dia 01 de Junho, Belo Horizonte recebe o espetáculo “Traviata”, da companhia Artemis Danza.  Já no dia 02 de Junho, a Cia Botega apresentará o espetáculo “Paracasoscia”.  Conheça as peculiaridades destes dois trabalhos surpreendentes. 

O Festival Palco Itália 2012, promovido pela Associação Ponte entre Culturas-MG, é parte integrante do MIB – Momento Itália Brasil, instituído pela Embaixada da Itália, conta com a chancela do Consulado da Itália em Belo Horizonte, com o patrocínio da FIAT Automóveis e apoio da Belotur. 

O espetáculo “Traviata”, em Belo Horizonte conta, também, com o patrocínio da OMR Componentes Automotivos, da Aethra Sistemas Automotivos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Associação Emilia Romagna de Minas Gerais – AER. 

Artemis Danza / Monica Casadei
“Traviata” é a primeira parte do projeto tríptico  Corpo a Corpo Verdi - Trittico (2011-2013), realizado pela Compagnia Artemis Danza, sob a direção de Monica Casadei. 

A “Traviata”  da Compagnia Artemis retrata o  indizível desespero da alma, visualizado pela explosão da energia física da dor.
                                     

                                                                            Foto Marco Caselli Nirmal

 

O espetáculo faz uma transposição da ópera para a dança, sob o ponto de vista feminino, da trágica história de Violetta, que anseia tanto pelo amor de Alfredo, quanto  por se integrar à  sociedade, escapando de seu destino de cortesã.  Mas Violetta vê seus sonhos desabarem pela punições impostas através da tuberculose e pelas regras burguesas expressas pelo pai de Alfredo, Giorgio  Germont, que retrata uma sociedade de moral duvidoso. Uma sociedade que, de certa forma reflete, à distância, a nossa sociedade contemporânea.                            

“Traviata” (criação para 11 bailarinos)
Coreografia, direção, cenas, luzes e figurino de Monica Casadei
Assistente de coreografia Elena Bertuzzi
Bailarinos Vittorio Colella, Melissa Cosseta, Gloria Dorliguzzo, Chiara  Montalbani, Gioia Morisco, Sara Muccioli, Camilla Negri, Stefano Roveda,Francesca Ruggerini, Emanuele Serrecchia, Vilma Trevisan
Musica Giuseppe Verdi
Assistente musical Luca Vianini
Dramaturgia musical Alessandro Taverna
Assistente de produção Maria Chiara Freschi
Produção Companhia Artemis Danza/Monica Casadei
Coprodução Fondazione Teatro Comunale di Ferrara, Festival Verdi - Parma 

Cia Botega / Enzo Celli

“Paracasoscia”
Um mix inovador e experimental de estilos que funde habilmente a dança contemporânea com o break, o hip hop, técnicas acrobáticas e circenses, levando o público para um universo criativo e irônico onde o circo se funde com a dança e o atletismo com a poesia.

Paracasoscia (que significa “Parece um sopro”) propõe uma revisitação sagaz e irônica ao esplêndido patrimônio lírico italiano em uma linguagem jovem e efervescente, tão enérgica e vigorosa, quanto sutil e delicada.                                            

Foto Davide Lena

Os alunos do Espaço Cultural ADAV abrirão o espetáculo da Cia Botega, no dia 02/06, com uma coreografia que é o resultado do laboratório ministrado por Enzo Celli, coreógrafo da companhia italiana, para 25 jovens dançarinos do projeto social sediado em Ibirité – RMBH. 

“PARACASOSCIA”
Direção e coreografia : Enzo Celli
Com Enzo Celli, Mattia De Virgiliis, Francesco Di Luzio,Andrea Ferrarini,  Federica Galimberti, Elisabetta Minutoli, Laura Ragni, Carlotta Bellucci, Daniele Toti
Figurino: Luciana Strata
Técnico som e luz: Luca Barbati
Produção: Patrizia Salvatori e Francesca Giaroli

Mais informações no site: www.festivalpalcoitalia.com.br

Espetáculo: “Traviata”
Dia: 01 de junho, às 21 horas
Local: Grande Teatro do SESC Palladium
Entrada franca

Espetáculo: “Paracasoscia”
Dia: 02 de junho, às 21 horas
Local: Grande Teatro do SESC Palladium
Entrada franca 

Assessoria de imprensa
Martha Toffolo (31) 3221-6959 / 8745-6959
marthatoffolo@gmail.com

Mais inforamações sobre: Festival Palco Italia 2012 . 5 de Maio a 3 de Junho

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL