São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Aniversário de 50 anos da Escola de Enfermagem da Santa Casa . 17, 19 e 28 de maio

Data

17/05/2012

Cidade

SJDR

Descrição

Escola de Enfermagem da Santa Casa completa 50 anos

Dezessete de maio será um dia histórico para a Santa Casa de Misericórdia de São João dei-Rei e de dar orgulho para toda a cidade. É nesta data que a Escola de Saúde Antonina Neves, que funciona dentro da Casa de Saúde, celebra Bodas de Ouro. A instituição, que atua formando profissionais técnicos em Enfermagem e Radiologia, preparou uma série de eventos para comemorar o aniversário.

Há exatos 50 anos iniciava a primeira aula do então Curso de Auxiliar de Enfermagem. O curso, pioneiro na cidade, sempre se destacou por desempenhar importante papel na assistência da área da Saúde na Região das Vertentes. Conforme consta no regimento interno da escola, sua finalidade é “qualificar pessoal de saúde em nível técnico capaz de prestar cuidados diretos nos serviços hospitalares, da saúde pública e nos lares, farmácias e laboratórios e torná-lo apto a funcionar como membro participante da equipe de saúde da comunidade”.

Hoje, o curso mais antigo, então denominado Auxiliar de Enfermagem, é o atual curso Técnico em Enfermagem, que possui 51 alunos matriculados no momento. Além deste, há 14 anos foi também implantado o curso de Técnico em Radiologia, sendo o primeiro do tipo em toda a região. Sua próxima turma será aberta no segundo semestre.

História
Quem relata a história da Escola de Saúde é a diretora Maria Pereira da Silveira. Há 12 anos à frente da instituição, Maria possui  uma relação de carinho e dedicação com a escola, que dirige desde o ano 2000.

Segundo conta Maria Pereira, a escola foi fundada em um contexto interessante. Há 50 anos, as irmãs vicentinas, então administradoras da Casa de Saúde, perceberam a necessidade de capacitar profissionais para atuarem na área da Saúde, principalmente dentro da Santa Casa, que, na época, era a maior e mais tradicional Casa de Saúde em toda a região, sendo responsável pelo atendimento de milhares de pessoas de dezenas de cidades. Para tanto, desde 1958, as freiras trabalharam duro para conseguir a implantação do primeiro Curso de Auxiliar de Enfermagem no Campo das Vertentes. Depois de anos de burocracia e exigências que foram sendo cumpridas, a escola é fundada em maio de 1962, recebendo o nome da mãe do presidente Tancredo Neves, Antonina Neves, que, segundo Maria Pereira, "sempre foi conhecida como uma pessoa boa e que ajudava como podia na área da saúde e na comunidade".

O curso
O Curso de Auxiliar de Enfermagem, de duração de um ano e meio, formou e ainda forma profissionais aptos a atuar auxiliando pacientes e médicos. "Nossos alunos saem daqui não só para a Santa Casa, mas para todos os lugares. Temos antigos alunos que se estabeleceram no exterior, em outros Estados do país e mesmo na UPA, onde, dos 19 técnicos em Enfermagem, 10 saíram daqui", conta a diretora da escola. E completa: "Nossa preocupação é o comprometimento dos nossos profissionais com a saúde e com o papel que eles desempenham na comunidade. É desenvolver neles a responsabilidade, seja lá onde forem trabalhar, pois em um minuto eles podem salvar uma vida ou tirá-Ia".

A escola
A escola, hoje, conta com um corpo de funcionários enxuto. Além da diretora e sua secretária, trabalham no local seis professores, que são profissionais capacitados na área de Saúde, como médicos e um psicólogo. Após 12 anos administrando a instituição, Maria Pereira se mostra satisfeita com o trabalho que faz e com os rumos que a escola tomou e ainda segue. “Meu orgulho é manter isso aqui, o que não é fácil, com os parcos recursos que temos, procurando sempre a qualidade. É sempre manter a tradição e ao mesmo tempo fazendo com que nosso aluno cumpra seu papel dentro da sociedade”, comentou a diretora.

Fonte: Folha das Vertentes . 1ª Quinzena de Maio de 2012

PROGRAMAÇÃO:
As festividades do aniversário da escola, que se iniciam no dia 17, vão até 28 de maio. Confira e participe. Os eventos são abertos ao público.

17 de maio – quinta-feira, 19h:
-Palestra sobre o tema “Empreendedorismo e Saúde”, ministrada por Fábio Petrucelli, consultor do SEBRAE-MG.
-Apresentação de conjunto musical de integrantes da Orquestra Sinfônica de São João del-Rei. Local: Teatro Irmã Cecília Jardim, no Colégio Nossa Senhora das Dores.

19 de maio – Sábado, 17h:
-Missa em ação de graças. Local: Capela Nossa Senhora das Dores, na Santa Casa de Misericórdia de São João del-Rei.

28 de maio – Segunda-feira, 19h:
- Concerto pela Orquestra Sinfônica de São João del-Rei. Local: Teatro Irmã Cecília Jardim, no Colégio Nossa Senhora das Dores.

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.