São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Concerto . Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Data

22/04/2012

Hora

20h

Cidade

Ouro Branco

Descrição



A Orquestra de Câmara de Ouro Branco apresenta um programa amplo, com composições de períodos diversos da música erudita. O repertório tem início com o barroco tardio de A. Vivaldi (1678-1741). A peça escolhida  foi a Sinfonia em Dó maior, da ópera L’Incoronazione di Dario. Em seguida, o público terá a oportunidade de ouvir Ouverture em Fá maior, de C. Graupner (1683-1766).

Toda a grandiosidade de  W. A. Mozart (1756-1791), poderá ser apreciada com Divertimento para cordas em Fá maior. Depois os músicos apresentam Liebestraum - Intermezzo para cordas, do alemão M. Reger (1873-1916).  A Orquestra de Câmara de Ouro Branco encerra o concerto com Brook Green Suíte, de G. Holst (1874-1934).  A regência é do maestro Charles Roussin.

Orquestra de Câmara de Ouro Branco

Criada em 2001, a Orquestra de Câmara de Ouro Branco é formada por cerca de 20 alunos das oficinas de instrumentos da Casa de Música de Ouro Branco. Desde então, vem realizando diversos concertos em Ouro Branco e nas cidades da Estrada Real, dentro do Projeto Circuito Cultural, com o patrocínio da Gerdau, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.Um dos objetivos da Orquestra jovem é valorizar e incentivar a composição contemporânea de música erudita. A Orquestra de Câmara de Ouro Branco tem como regente titular o Maestro Charles Roussin e já se apresentou com importantes solistas, como Alexandre Martins de Barros, Ariana Pedrosa, Elisa Freixo, Lílian Assumpção, Luciana Monteiro, Lúcia Alves Melo, entre outros.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos de atuação e promover a difusão e a democratização do acesso à música, criar alternativas de inserção, bem como promover o intercâmbio cultural e incentivar a carreira de jovens músicos.

www.casademusica.org

Charles Roussin – Regente

Natural de Itaúna/MG, graduou-se em Violão e Regência de Orquestra pela UFMG. Participou de cursos e master classes com os professores Guilhermo Scarabino (Argentina), Roberto Tibiriçá, Osvaldo Ferreira (Portugal) e Fábio Zanon. Um dos ganhadores do Concurso Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, em 2003, já esteve frente à Orquestra Sinfônica da UFMG, Orquestra de Câmara SESIMINAS, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Orquestra Sinfônica dos Festivais de Campos do Jordão e Curitiba, além do Coral Ars Nova e Coro de Câmara da UFMG. De 2004 a 2005 foi Regente Titular do Coral Lírico Palácio das Artes. Foi um dos fundadores da Orquestra de Câmara de Itaúna e da Orquestra de Câmara de Ouro Branco, com quem tem desenvolvido um intenso trabalho de divulgação da música erudita em Minas Gerais. Em maio de 2007, regeu a Orquestra de Povoa de Varzim (Portugal) e a Camerata Antiqua de Curitiba (Brasil), em turnê por Portugal, com repertório voltado unicamente para a música brasileira. Atualmente é professor de Regência na UFMG.

Fonte: Casa de Música de Ouro Branco
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL