São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Encontro de Bandas de Música . Nazareno

Data

24/05/2009

Hora

9h

Cidade

Nazareno

Descrição

A expectativa, segundo a organização, é que mais de 20 corporações da região participem do evento. O encontro começa às 9h, com desfile de bandas pelas principais ruas do município e depois com apresentações de cada uma nos palcos que serão armados na praça N. Sra. de Nazaré. A promoção do encontro é da Associação Unidos de Última Hora através do Incentivo Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, Lei de Incentivo à Cultura – ICMS, com o apoio da Prefeitura Municipal de Nazareno.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei

PARTICIPAÇÃO JOVEM MARCA ENCONTRO REGIONAL DE BANDAS EM NAZARENO

Nazareno acordou mais musicada neste último domingo, 24 de maio. A realização do Encontro Regional de Bandas 2009, na praça central N. Sra. de Nazaré, reuniu na cidade bandas e liras musicais de 17 municípios mineiros, emocionando moradores e turistas.

“Tudo indica que uma das mais ricas tradições culturais do estado de Minas Gerais, a famosa banda no coreto da praça, é uma atração sem data para acabar”, afirma o prefeito municipal, José Heitor Guimarães de Carvalho, destacando que a grande marca do Encontro este ano foram os jovens e crianças, integrando as bandas ao lado de músicos mais experientes e conhecidos na região.

“Nos emociona demais ver que temos em nossas bandas 90% de integrantes jovens”, ressalta o maestro da Banda Municipal de Barroso, com 46 componentes, Aloísio de Assis, 56 anos. Um dos mais respeitados regentes de Minas Gerais, o maestro destaca a participação do Governo de Minas, ao apoiar as bandas mineiras, com doação de instrumentos, envio de recursos para uniformes, recuperação de instrumentos e apoio a eventos, através da Lei de Incentivo à Cultura. “Ficamos engrandecidos”, reconheceu.

A passeio na região, o jornalista do jornal “O Globo”, Venerando Martins, disse ter ficado impressionado com a participação de crianças e adolescentes. Emocionado com o evento, “muito lindo”, disse que o Encontro de Bandas deve prosseguir por ser de extrema importância e estímulo para a geração jovem. A mesma opinião é do maestro José Tarcísio, regente da centenária Lira N. Sra. das Dores, da cidade de Dores de Campos, a mais antiga da região, em atividade desde 1875, para quem o apoio dado pelas prefeituras deve continuar como incentivo aos mais jovens. Claudionor Sebastião Lopes, maestro da Banda de Música de Santa Cruz de Minas, com 45 componentes, e um dos organizadores do Encontro, lamentou que ainda existissem bandas na região que não compareceram ao evento por falta de patrocínio de transporte, em geral garantindo pelas prefeituras.

Orgulhoso com tantas jovens na praça, o mestre Modesto da Silva Neto, 65 anos completos no dia do evento, que lhe valeram um emocionando parabéns a você, executado por todas as bandas presentes, disse que 90% dos integrantes das duas bandas de Nazareno, Banda Municipal de Nazareth e Banda do Rosário, são ex-alunos da Escolinha Municipal de Música, hoje, com 64 alunos freqüentes, em aulas de violão, teclado e violão clássico.

Natural de Nazareno, o mestre Modesto, ressalta o trabalho que cada banda tem para ensaiar e apresentar seus números. Ele elogia a participação da garotada e define os músicos de bandas civis como “heróis. Tocam por prazer e merecem nossos aplausos”.

BANDAS PRESENTES AO ENCONTRO

Presidente da Associação dos Municípios do Campo das Vertentes – Advir, que associa 15 cidades da região, o prefeito José Heitor e demais autoridades presentes fizeram a entrega de troféus e certificados para as bandas dos seguintes municípios:

Nazareno e Lagoa Dourada, com duas bandas de cada cidade, Barroso, Bom Sucesso, Campo Belo, Cana Verde, Candeias, Carrancas, Coronel Xavier Chaves, Cruzília, Dores de Campos, Ibituruna, Itutinga, Lavras, Santa Cruz de Minas, São João del- Rei e São Thomé das Letras.

Contato: Secretaria Municipal de Cultura de Nazareno
Secretária: Luciana Guadalupe
035 3842 1744

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL