São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Defesa da primeira monografia da UFSJ no Campus de Sete Lagoas

Data

07/12/2011

Hora

16h

Cidade

Sete Lagos

Descrição

Sete Lagoas assiste à primeira defesa de monografia produzida no Campus
 
Nesta quarta-feira,7, às 16h, acontecerá a defesa da primeira monografia produzida no Campus Sete Lagoas, do Bacharelado Interdisciplinar em Engenharia de Biossistemas. A monografia, desenvolvida pelo aluno do 6º Período, Fernando Martins Pimenta, com orientação do professor André Hirsch, trata da "Utilização de Ferramentas Tecnológicas Livres no Desenvolvimento de Interfaces para gerar Mapas Interativos a partir de Banco de Dados Georreferenciados".
Durante o estudo foi utilizado como estudo de caso um banco de dados que já conta cerca de 6 mil registros, o Banco de Dados Georreferenciados das Localidades de Ocorrência de Primatas Neotropicais (BDGEOPRIM), coordenado pelo professor André Hirsch. Na versão lançada através da internet em 2002, as tabelas, gráficos e mapas disponíveis para os usuários eram completamente estáticos. A banca será composta pelo orientador e pelo professores Daniela de Carvalho Lopes (UFSJ) e Daniel Guimarães Pereira (EMBRAPA/CNPMS).
O aluno Fernando também é estagiário e bolsista na EMBRAPA / CNPMS no Projeto de Pesquisa "Indicadores Ambientais e Socioeconômicos de Produtividade de Milho no Estado de Minas Gerais", sob a coordenação da pesquisadora Elena Landau, o qual possui financiamento da FAPEMIG.
Segundo André Hirsch, o momento é muito especial. “Terei a honra, juntamente com o meu aluno Fernando e os membros da banca, de protagonizar esta data histórica para o Campus Sete Lagoas”, orgulha-se.
 
Banco de Dados interativo
 A nova versão do BDGEOPRIM, totalmente interativa e gratuita, será disponibilizada na internet assim que possível e deverá ficar hospedada no próprio site da UFSJ. A interatividade permitirá ao usuário gerar sua própria consulta, selecionar determinadas espécies de primatas identificáveis através de fotografias, analisar atributos taxonômicos e biogeográficos, calcular distâncias e áreas e, principalmente, sobrepor os registros de ocorrência com uma base cartográfica já existente e livre na internet, como o Google Maps e o Google Earth, com mapas físicos mostrando o relevo e a hidrografia, mapas políticos contendo a divisão de estados e municípios, além de imagens do satélite Ikonos com resolução espacial de um metro. Segundo Fernando Martins Pimenta, “estas ferramentas poderão ser aplicadas, não apenas no acesso, gerenciamento e manutenção do BDGEOPRIM, mas em qualquer outro banco de dados das áreas de Engenharia Agronômica, Engenharia de Alimentos ou Zootecnia, bem como Ciências Humanas, Ciências Ambientais Exatas e da Terra já existentes ou que poderão vir a ser desenvolvidos dentro e fora da UFSJ”.

Fonte: ASCOM UFSJ, 6 de Dezembro de 2011
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL