Agenda Cultural
12ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Data
Cidade
Local
Descrição
Começa no dia 23/01/09 a
Para a coordenadora geral da mostra, Raquel Hallak, a criação, em 2008, da Mostra Aurora, (que visa divulgar longas-metragens, de cineastas ainda não conhecidos do grande público), é outra justificativa para que o festival inove mais uma vez promovendo a pré-estréia mundial de filmes. "Acredito que essa inovação é fruto da própria trajetória da mostra que se consolidou hoje como o maior festival de cinema brasileiro", afirmou.
Outra inovação é o número de seminários que esse ano bateu recorde: serão 18 debates de curtas e longas-metragens. O número de filmes também superou todas as outras edições. Serão 121 filmes. "A mostra se tornou um espaço democrático de discussão. Todos os cineastas querem debater seu filme. Como não temos espaço para todos, serão 18 debates", explicou.
Durante a cerimônia de abertura será homenageado o cineasta José Eduardo Belmonte que, nos últimos seis anos, produziu quatro longas-metragens. Além de Belmonte, que deverá apresentar seu filme "Se nada mais der certo", durante a mostra, o público também poderá conferir de perto o trabalho de atrizes consagradas como Malu Mader e Letícia Sabatella, que estrearam como diretoras. A primeira participa da mostra para discutir seu filme "Contratempo". A segunda vai debater o filme "Hotxuá".
"Para os diretores e toda a equipe essa é uma oportunidade única de perceber a relação do público com seu trabalho. Por outro lado, com essa conversa, o público tem chance de entender mais sobre a produção dos filmes que está assistindo", explicou.
Premiados
Além dos filmes inéditos, o público também terá oportunidade de conhecer filmes já consagrados pelos festivais de cinema brasileiros, mas que ainda não chegaram ao circuito comercial da região. Entre eles, estão "A Festa da Menina Morta", dirigido pelo ator Matheus Nachtergaele e premiado pelo Festival de Gramado; "Estrada Real da Cachaça", de Pedro Urano, premiado no Festival do Rio, "Filmefobia", premiado pelo Festival de Brasília, entre outros.
A programação também promete agradar a cinéfilos de todas as idades. Quem curtiu as festas dos anos 80, vai poder relembrar um pouco da loucura de um dos maiores grupos do rock brazuca com "Titãs – A vida até parece uma festa", de Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves. Já a garotada vai poder curtir produções como "O Grilo Feliz 1", de Walbercy Ribas , que ainda não chegaram por aqui. "Ribas está lançando agora, no circuito nacional o segundo filme: ‘O Grilo Feliz e os insetos gigantes’. Boa parte do público não viu a primeiro filme. É uma forma de democratizar o acesso à produção, permitindo que todos possam conhecer a história antes de o segundo filme chegar ao cinema, o que é um dos papéis da mostra: divulgar e promover o cinema nacional", afirmou.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei. 17/01/09