Agenda Cultural
Lançamento de livros relacionados ao universo mineiro . Bienal do Rio de Janeiro . 1 a 11 de setembro
Data
Cidade
Descrição
Resumo dos livros:
1. PÃO-DE-QUEIJO e CAFÉ PRETO: SÉRIE INTERATIVA
Texto narrativo-descritivo com enfoque no movimento das tradições, da cultura e dos costumes, em um cenário que envolve o espaço interiorano e o espaço urbano.
2. LAELIA PURPURATA, a fada florista:SÉRIE PARA ESCREVER TAMBÉM
Texto narrativo com enfoque nas questões sobre os conceitos nas relações sociais, a expressão dos sentimentos, em um contexto que descreve a rotina de uma floricultura.
3. MARIA FUMAÇA: SÉRIE INTERATIVA
Texto em prosa poética, com estrutura livre para a Educação Infantil, enfoca o contexto da Locomotiva Maria Fumaça, em uma pequena cidade do interior.
4. O HOMEM QUE PERDEU O SAPATO: SÉRIE INTERATIVA
Texto narrativo com temática metafórica sobre a morte no contexto de um “sem teto” peculiarmente bem relacionado com os moradores de uma pequena cidade.
5. A ENCHENTE DAS GOIABAS:
Texto narrativo-descritivo que revive o cenário de uma enchente, a enchente da época das goiabas em contexto mineiro, do ponto de vista de um menino ilhado pelas águas.
6. O CATADOR DE LATINHAS: SÉRIE INTERATIVA
Texto narrativo que envolve o universo da “criação ou alçamento” dos sentidos em um contexto de analfabetismo, reciclagem, cooperativismo e movimento midiático.
7. MEU AMOR DE PROFE, meu primeiro amor: SÉRIE INTERATIVA
Texto narrativo digressivo que faz a leitura descritiva do espaço da escola pelo olhar de um menino em seu primeiro contato com a sala de aula.
8. TAPETES DE RUA: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Baseado nas tradições que remontam os peculiares tapetes de rua no período da “semana santa” (cidades históricas), o texto narrativo-descritivo mostra o processo criativo dos artesãos anônimos e o encantamento gerado pela arte secular.
9. COMO O MUNDO ME PARECE: SÉRIE PARA ESCREVER TAMBÉM
Texto narrativo-reflexivo mostra as “leituras de mundo” que podem enquadrar-se pelo olhar de um menino viajante.
Texto narrativo que revisita as experiências curiosas de um menino em sua relação com o mundo que o envolve.
11. PELOS TRILHOS DO TREM: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRA
A história de uma cidadezinha cortada pela linha férrea e o movimento de seus moradores em função do tempo e das mudanças consequentes.
12: SAPATILHAS DOURADAS: SÉRIE ILUSTRADA
Os sentimentos, as emoções, os medos, as lágrimas e as descobertas de uma menininha envolvida com o desejo de voar.
13. O MONSTRO E A LIBÉLULA: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRA
Como os medos são construídos e sentidos no universo infantil, pelas experiências de uma menina que descobre “monstros”, “zulbis” e a fórmula para anulá-los.
14. MARIA COTOVELO: SÉRIE INTERATIVA
Texto narrativo-digressivo que apresenta o mundo a um menino pelo “olhar” de uma “namoradeira” posta à janela da casa de sua avó.
15. EM UMA CIDADE COM NOME DE SANTO:SÉRIE ILUSTRADA
Texto narrativo-reflexivo com vários espaços psicológicos narra histórias que se entrecruzam no interior de uma cidadezinha mineira.
16. AIRAM, minha avó Maria: SÉRIE PARA ESCREVER TAMBÉM
Texto narrativo com temas voltados para a relação entre avó e neta, com releituras no tempo.
17. A FAZEDORA DE BONECAS: SÉRIE ILUSTRADA
Temática construída entre os paralelos criados pela construção de histórias e a relação com os “mitos” dessas mesmas histórias.
18. PÉ-DE-MOLEQUE: SÉRIE INTERATIVA
Texto em prosa poética dirige-se às primeiras leituras.
19. O MENINO AZUL:SÉRIE INTERATIVA
Enfoca a relação humana para com as diferenças e tematiza sem tipologizar a história de um menino com síndrome de down ( metaforicamente comparado com a cor do mirtilo).
20. O VENDEDOR DE PALAVRAS: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Narrativa que estrutura uma leitura sobre a formação dos sentidos e o agenciamento das palavras em maior ou menor grau de interação entre os sujeitos envolvidos.
21. JÔ, O CARANGUEJO, Aventuras de um caranguejo macho: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Texto que tematiza a exploração do mangue pelo “olhar” de um caranguejo-uçá.
22. CIDA, A LAGARTIXA APARECIDA: SÉRIE INTERATIVA
O medo das “osgas” é o ponto de partida para uma narrativa que envolve a preservação da natureza, a construção dos medos e de alguns valores sociais.
23. O CACHORRO QUE FALAVA INGLÊS:SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Pela “voz” de um vira-lata que fala inglês um menino expõe caminhos iniciais da adolescência: mutismo, fechamento, tristeza, melancolia, confusão...
24. TAMBÉM VOU À ESCOLA: SÉRIE PARA ESCREVER TAMBÉM
Narrativa que envolve a temática da inserção em contexto escolar.
25. A FONTE DE TRÊS PRATOS: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Temas envolvendo as relações familiares, o desenvolvimento das histórias pessoais e a valorização dos espaços humanos em uma narrativa sob o foco infantil.
26. TIA LU, minha tia sapequinha:SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Narrativa com o tema voltado sobre as relações familiares, onde sobrinha e tia diferenciam-se pelo olhar que lançam ao mundo
27. PIKUÁ PIRACUCA: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Narrativa sobre o tema da “loucura” e a relação da sociedade com o que se mostra para além das regras sociais.
28. MIUDINHO: SÉRIE EU ENTRO NA HISTÓRIA
Narrativa que envolve a construção dos pares verdade/mentira no contexto comum.
29. ARCO-ÍRIS INVISÍVEL:
Narrativa que enfoca o INVISÍVEL, a dor e uma experiência infantil com um estado de não saúde.
30. MENTIRA TEM PERNAS CURTAS: SÉRIE ILUSTRADA
Três contos: Mentira tem pernas curtas, Bicho Carpinteiro e Fábrica de Fios envolvem o universo da criança em seu espelhamento do e com o mundo.
31. A MENINA E OS ANIMAIS:SÉRIE ILUSTRADA
A história de uma menina e o seu envolvimento com a adoção de animais abandonados.
32. ARMADOS PARA CASAR:
Reúne oito contos que passeiam pelo universo das relações amorosas e sexuais: Sexo Oral, Armadilhas do Sexo, Amor no Escuro, Armados para Casar, Palavras Trocadas Doem, Virando a Bunda, Quem Casa quer..., Minha Máxima Culpa.