São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Exposição: Bricabraque, parafernália e quinquilharias: do objeto extemporâneo ao objeto musealizado . 03 de setembro a 22 de novembro

Data

03/09/2009

Hora

20h

Cidade

SJDR

Local

Museu Regional de São João del-Rei

Descrição

O Museu Regional de São João del-Rei/IBRAM-MinC inaugura dia 03 de setembro, quinta-feira, às 20:00 horas, a exposição: “Bricabraque, Parafernália e Quinquilharias – do objeto extemporâneo ao objeto musealizado”.

O objetivo da exposição é contar ao visitante a história e a trajetória dos objetos, desde o momento em que são retirados de seu contexto original e destituídos de suas funções até serem incorporados aos acervos dos museus, tornando-se objetos musealizados.

A exposição estará aberta na sala de exposições de curta duração do Museu Regional de São João del-Rei, à Rua Marechal Deodoro, n. 12 – Centro, até o dia 22 de novembro, diariamente, no horário das 09:00 às 19:00 horas. 



...

Exposição revela como peças chegam a museu
Fonte: Gazeta de São João del-Rei

Contar ao visitante a história e a trajetória dos objetos, desde o momento em que são retirados de seu contexto original e destituídos de suas funções até serem incorporados aos acervos dos museus, tornando-se objetos musealizados. Com esse objetivo o Museu Regional de São João del Rei inaugura na próxima quinta-feira, 3, às 20h, a exposição "Bricabraque, Parafernália e Quinquilharias – do objeto extemporâneo ao objeto musealizado".

O museólogo João Luiz Domingues Barbosa afirma que o museu tem no seu quadro estrutural a reserva técnica onde guardam os objetos que não estão expostos. "Apenas 30% do nosso acervo esta disponível para os visitantes. Com essa nova exposição que iniciará na próxima semana vamos mostrar um número maior de peças do nosso acervo", disse.

Barbosa explica ainda que o acervo de um museu é coletado de acordo com a história de São João. "As pessoas vão perceber na exposição a própria história da cidade. A exposição é conceitual e vai mostrar de maneira geral ao público o objeto de museu. Foram quatro meses para idealizar e montar o evento", afirmou.

O número de peças também não está definido e o museólogo afirma que vai trabalhar muito com a exposição de máquinas. "Ainda estamos avaliando quantas peças serão expostas, vai depender da disposição de cada uma. Mas garanto que o resultado final vai ser muito interessante", disse Barbosa não querendo antecipar a disposição das peças para não tirar o impacto da exposição.

O evento estará aberto no Museu Regional de São João del Rei, à Rua Marechal Deodoro, nº 12, centro, até o dia 22 de novembro, diariamente, no horário das 9h às 19h. Já a exposição permanente do museu pode ser apreciada de terça-feira a domingo das 12h30 às 17h30.

...



Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL