Agenda Cultural
Espetáculos . Paraladibom .9, 10 e 11 de Julho
Data
Cidade
Descrição
Espetáculo une cores e ritmos com shows aéreos
Grupo de Campinas (SP) se apresenta na região
Números aéreos, trilha sonora executada ao vivo e brasilidade registrada no ritmo e nas cores são os destaques do espetáculo aero-musical Paraladibom. Até a próxima segunda-feira, 11, comunidades de São João del-Rei e Resende Costa poderão conferir as apresentações gratuitas da Cooperativa Brasileira de Circo ParaladosanjoS, realizadas a partir de uma parceria com a Companhia Teatral ManiCômicos e a Associação de Hotéis, Pousadas e Restaurantes do município.
“Essa turnê está começando agora nessas cidades. Depois vamos para Ubatuba, Ilha Bela e Agra dos Reis. Fomos contemplados por um edital da Fundação Nacional de Artes Funarte), que prevê a circulação do espetáculo m comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais. Vamos levar uma programação de qualidade a essas regiões de difícil acesso e carentes de apresentações como esta”, disse um dos diretores da companhia, Marcos Becker.
Segundo ele, em uma outra turnê, o grupo fez 24 apresentações do mesmo espetáculo em comunidades rurais do interior do estado de São Paulo. “Calculamos que ele já foi visto por mais de 100 mil pessoas de diferentes nichos sociais”. O Paraladibom foge um pouco da característica do grupo de não usar a fala durante as apresentações. “Esse espetáculo e pedagógico, tem a figura do apresentador que conduz tanto os artistas quanto o publico. Ele é bastante interativo, o que potencializa o nível de compreensão para as próximas obras que possamos apresentar para essas pessoas”, comentou Becker. E completou. “É um trabalho importante para a formação de público, porque as pessoas dessas regiões não são acostumadas a frequentar o teatro”.
O grupo existe há 10 anos e já criou sete espetáculos, todos com enfoque em acrobacias aéreas. Porem, segundo o diretor, o Paraladibom é o mais circense de todos. “Literalmente armamos um circo com uma estrutura de oito metros de altura. Resolvemos homenagear a linguagem dessa arte que tanto nos inspirou durante esses anos”, contou Becker.
A equipe de oito pessoas entre artistas, técnicos e músicos esta muito feliz com a apresentação na região. “É a primeira v que toda a companhia está indo para Minas Gerais. Já fizemos uma apresentação em São João del-Rei, mas não foi com todos os integrantes. Estamos voltando com a trupe completa e estamos indo para a rua, onde vamos ter um contato mais próximo com o público”, disse.
Cronograma das apresetações:
Dia 9: Parque de Exposições de Resende Costa, às 18h
Dia 10: Praça da Matriz em São Miguel do Cajuru, às 16h
Dia 11: Próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida em Goiabeiras, às 10h30
Fonte: Gazeta de SJDR, 9 de Julho de 2011