a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir
la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir
the city we dream of is the one we can build ourselves
la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire
la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire
Agenda Cultural
Semana da música
Período
Mês
Cidade
Corpo
Matérias
Padroeira dos músicos, Santa Cecília recebeu homenagens e uniu dez corporações de São João del-Rei e região durante a Semana da Música, festa também religiosa que atraiu em torno de 2 mil pessoas. Foram quase dez dias de celebrações que terminaram na última quinta-feira, 22, com procissão, missa e apresentação.

Banda Theodoro de Faria é uma das corporações que se apresentaram na Semana Santa – Foto: Walter Alex de Carvalho / Divulgação
As comemorações em homenagem à padroeira aconteceram de forma diferente e distribuíram espetáculos por toda a cidade. A banda municipal realizava sua cerimônia na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, a Banda Theodoro de Faria na Igreja do Pilar e a Orquestra Lira Sanjoanense na Igreja de Nossa Senhora das Mercês.
A Semana de Música surgiu de iniciativas do maestro Tadeu Nicolau Rodrigues, da Theodoro de Faria, em união com o pároco do Pilar na época, Monsenhor Paiva, e o maestro Aluízio Viegas. A ideia era juntar as festividades de Santa Cecília e da música, conferindo à Catedral de Nossa Senhora do Pilar a parte religiosa da festa e ao Teatro Municipal as apresentações musicais.
A Semana de Música já existia, mas de acordo com o presidente da banda, Francisco Valim, e com o ex-presidente Juanito André Sacramento, foi só em 1981 que ela se tornou oficial.
Para Valim o evento, além de trazer o trabalho dos músicos à tona para a população, é uma oportunidade de unir representantes de diferentes organizações, realizando uma grande festa na cidade.
A Semana
A maratona de espetáculos que começou dia 14, em São João, contou com concertos todos os dias e teve a participação de dez bandas e orquestras diferentes. Dentre elas estava a organizadora do projeto, a Banda Theodoro de Faria. Além dos concertos, na quinta-feira, 22, houve uma procissão a partir das 18h30, seguida de missa na Igreja de Nossa Senhora do Pilar, destacando o caráter religioso que a Semana da Música possui. Realizadas no Teatro Municipal de São João del-Rei, as apresentações foram gratuitas e abertas ao público. A última também aconteceu na última quinta-feira, 22.
Participação
Além da Theodoro de Faria, integraram a programação as corporações Orquestra OPA Jovem, Sociedade de Concertos Sinfônicos, Escola de Arte Cantábile, Orquestra Ribeiro Bastos, Banda de Música do 11º Batalhão – Regimento de Tiradentes, Banda do Santuário Sr. Bom Jesus de Matosinhos, Banda Municipal de Santa Cecília, Banda Sinfônica do CEM Pe. José Maria Xavier e a Banda Salesiana Meninos de Dom Bosco.
Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 24/11/2012
Semana da Música . Banda de Matosinhos
Semana da Música . Sociedade de Concertos Sinfônicos
Semana da Música . Banda de Música do 11ºBIMth
Semana da Música . Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier
Semana da Música . Banda de Música Theodoro de Faria
Semana da Música . Escola de Música Contábile
Semana da Música . Banda Curió de Minas
Para mais informações utilize o sistema de busca do www.saojoaodelreitransparente.com.br