São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Espetáculo Turma 03 do Curso de Formação de Atores da Cia. Teatral ManiCômicos

Data

21/08/2009

Cidade

SJDR

Local

Teatro Municipal de São João del-Rei

Descrição

As Filhas de Bernarda Alba

O espetáculo “As Filhas de Bernarda Alba” foi inspirado na peça de Federico García Lorca intitulada “A Casa de Bernarda Alba”. A peça de Lorca conta a história de cinco mulheres vivendo sob uma forte repressão da matriarca da família: Bernarda Alba. Essa repressão é reforçada pela morte do pai dessas mulheres, que tem como conseqüência a centralização do poder nas mãos de Bernarda. Além das filhas, outras mulheres sofrem ainda a repressão da grande matriarca, são elas as empregadas da casa e a própria mãe de Bernarda. Outro fato interessante na obra de Lorca é que não há homens em cena. A figura masculina apenas permeia a imaginação e o desejo dessas mulheres.

Já na adaptação feita pela turma 3 do Curso de Preparação para Atores da Companhia Teatral Manicômicos, o foco sai da casa, metáfora da Espanha de Lorca e recai sobre as mulheres que habitam essa casa. Quais são os seus sonhos? Seus desejos? Suas esperanças? Haverá meios de escapar dessa repressão ou de rompê-la? Também a maneira de inserir o masculino foi alterada. Em “As Filhas de Bernarda Alba”, eles têm presença corpórea: um representando o desejo carnal, e o outro um meio de fuga. Ambos representam, portanto, ambições dessas mulheres.

O espetáculo “As Filhas de Bernarda Alba” foi construído através de exercícios de improvisação e com total liberdade para criar em cima do texto de Lorca. O resultado foi uma história nova, com toques de humor e um novo final.

No processo de montagem da peça, outros autores serviram também como alimento para as improvisações e para a composição dos personagens. Foram lidos autores como Shakespeare, Ibsen, Molière, entre outros. A partir da leitura das peças desses autores foram feitos ainda exercícios em que montamos adaptações de quinze minutos de seus textos. Essas adaptações serviram como um treinamento técnico em produção, pois tínhamos que nos preocupar com figurino, cenário, iluminação e sonoplastia.

O fim de semana de estréia de “As Filhas de Bernarda Alba” foi um sucesso de publico com casa cheia todos os dias e a temporada, que aconteceu cerca de um mês depois, de 25 de outubro a 16 de novembro de 2008, foi aguardada com grande ansiedade e novamente o grupo pode contar com sucesso de público

Mais informações: www.teatromunicipaldesaojoaodelrei.com

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL