São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Espetáculo Domdeandar e Oficina de Commedia dell'Arte . Cia. Teatral ManiCômicos . 12 a 19 de Junho

Data

12/06/2011

Cidade

Campinas/Paulínia/Sorocaba

Descrição



Campinas sedia Festival do Teatro Brasileiro - Cena Mineira
Programação traz espetáculos gratuitos e a preços populares
O Festival do Teatro Brasileiro (FTB) - Cena Mineira traz a Campinas e Paulínia, além de Sorocaba, uma série de espetáculos gratuitos e a preços populares, entre os dias 16 e 26 de junho.
O público vai poder conferir o rico panorama das artes cênicas do estado de Minas Gerais. Em formato de caravana, a maior parte das atividades vai se concentrar em Campinas nesta Etapa São Paulo do festival, que segue também para o Rio Grande do Sul e Paraná.
Serão, no total, 28 sessões de espetáculos teatrais para diferentes espaços cênicos. Além disso, o Festival conta com uma grande diversidade de propostas estéticas, com espetáculos de teatro de rua, teatro para palco italiano, teatro de bonecos, produções com músicas executadas ao vivo, mistura de linguagens, espetáculos para adultos e crianças. Também haverá oficinas gratuitas de qualificação profissional, bate-papos com o público após apresentações, convites à convivência e troca de experiências profissional entre grupos de Minas e dos Estados que recebem o Festival, além de um programa educativo para alunos da rede pública.
“A diversidade de propostas estéticas é o que mais chama atenção na significativa mostra de trabalhos que compõem a programação do Festival Brasileiro do Teatro – Cena Mineira. Nos espetáculos a serem apresentados, há a evidência de um mercado teatral pulsante”, destaca Sergio Maggio, um dos curadores do Festival.
Há ainda trabalhos em estéticas experimentais e híbridas, associando-se a linguagens como cinema, performance, vídeo, dança, e outros com potente discurso político e estético, como é o caso de BarbAzul, do Teatro Andante.
Outro destaque da programação é o consagrado Giramundo Teatro de Bonecos, que apresenta ao público paulista "Pedro e o Lobo". Uma das principais características apontadas pela curadoria é a influência da cultura de grupo, semeada pelo Galpão Cine Horto (núcleo de estudos e formação do Grupo Galpão). Uma série de coletivos produz trabalhos criados com base no sistema colaborativo, como Luna Lunera, em evidência naciona,l e que está na programação de Campinas com dois espetáculos: "Cortiços" e "Nesta Data Querida".
Os grupos Luna Lunera, Cia.ManiCômicos e Giramundo Teatro de Bonecos realizam oficinas em Campinas para atores e estudantes de teatro, cumprindo o caráter de intercâmbio artístico do festival.
Outra preocupação da produção do FTB Cena Mineira foi a de programar espetáculos para espaços que normalmente não recebem produções teatrais, como é o caso do bairro Campo Grande, em Campinas, onde será apresentada a peça "Mania de Explicação", abrindo a programação oficial do Festival.
Este surpreendente espetáculo, encenado pela Companhia Canguru Teatro de Bolso e Bonecos, estabelece um diálogo entre o teatro de bonecos, o cinema de animação e a manipulação de sombras para contar a história de Isabel, a “menina filósofa”, e sua incessante busca por entender o significado das coisas e http://saojoaodelreitransparente.com.br/admin/events/edit/1694dos sentimentos. O texto é rico em imagens metafóricas que surpreendem, levandoo público a refletir sobre a simplicidade e complexidade do cotidiano. Uma mensagem importante para pais e crianças inseridos no ritmo acelerado dos tempos modernos.
A primeira etapa do FTB foi realizada no mês de maio em Campinas, com oficinas em escolas da rede municipal de ensino e sessões do espetáculo D. João e a Invenção do Brasil (Cia Catribrum Teatro de Bonecos) para cerca de duas mil crianças na Concha Acústica do Taquaral, atividades que integraram o programa de Formação de Plateia.

Fonte: Campinas.com.br, 13 de junho de 2011
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.