a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

CADASRTE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO,PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Lançamento de livros sobre a história de Resende Costa

Data

28/05/2011

Cidade

Resende Costa

Descrição

A Editora Lageana lança dia 28 de Maio, sábado, às 20 h, na Biblioteca Pública Municipal Antônio Gonçalves Pinto, em Resende Costa (MG), duas obras referentes à história do município. Essa iniciativa foi idealizada pela resende-costense Elaine Amélia Martins, graduada em letras pela UFSJ, e foi realizado pela entidade Amigos da Cultura de Resende Costa (AMIRCO).
O primeiro volume da coleção é a reedição em fac-simile da primeira obra histórica e de referência existente sobre o município de Resende Costa. O Livro de Pallidas Reminiscencias da Antiga Lage, hoje, Villa de Rezende Costa foi escrito e publicado em 1920 na Typographia Commercial, de São João del-Rei, por José Augusto Rezende. O exemplar original do livro pertence ao acervo da Biblioteca Pública Municipal e já havia sido restaurado pela AMIRCO, que também decidiu divulgá-lo.
O segundo livro é a coletânea Um olhar sobre Resende Costa, que reúne parte do acervo do Jornal das Lajes, criado em 2003. Trata-se da publicação de um considerável número de matérias, reportagens, artigos, ensaios, crônicas e poemas que recuperam a história, a memória e as tradições culturais do município. Sede, bairros, zona rural e fazendas, compreendendo textos de 40 colaboradores os mais variados, em termos de formação e idade ajudam a compor a obra.
A Editora Lageana publicou suas obras a partir do fomento do Fundo Estadual de Cultura (FEC 2009) e um segundo projeto, com três novos livros, já foi inscrito no edital FEC 2010. Segundo a AMIRCO, o projeto vai ao encontro da atual política da Secretaria de Estado de Cultura que, dentre seus pilares, tem a questão do patrimônio como prioridade, bem como as da interiorização da cultura e da promoção e incentivo da produção literária mineira.

Fonte: ASCOM UFSJ
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL