São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes

a cidade com que sonhamos é a cidade que podemos construir

la ciudad que soñamos es la ciudad que podemos construir

the city we dream of is the one we can build ourselves

la cittá che sognamo é la cittá che possiamo costruire

la ville dont on rêve c’est celle que nous pouvons construire

ser nobre é ter identidade
CADASTRE AQUI A SUA AÇÃO CULTURAL, PESQUISA, PROJETO, PRODUTO, ENTIDADES, LIDERANÇAS, AGENDA CULTURAL, ETC - CONTRIBUA, ATUALIZE, COMPARTILHE!

Agenda Cultural

Celebração de N. Senhora do Carmo . de 07 a 20 de julho

Data

07/07/2009

Cidade

SJDR

Local

Igreja NS do Carmo

Descrição

Nossa Senhora do Monte Carmelo  será celebrada até o dia Entre os dias 7 e 20 do mês de julho, a comunidade católica celebra Nossa Senhora do Monte Carmelo. A Ordem do Carmelo tem raízes muito antigas. Acredita-se que esta Ordem seja a continuação da escola dos profetas estabelecida pelo Profeta Elias no Monte Carmelo, local onde ele habitava e onde a devoção a Santa nasceu. De acordo com Mauro das Mercês Castro, moderador da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte Carmelo, também conhecido como prior da ordem, ou seja, o primeiro de todos os irmãos, a história de Nossa Senhora do Monte Carmelo se consolidou quando São Simão Stock recebeu um escapulário das mãos da Virgem. "Foi um dom que recebeu Simão Stock, em 1251, em uma aparição da Virgem, na qual lhe assegurou uma especial assistência na vida e na morte e também um sinal de serviço, proteção e compromisso de seguir Maria na Terra", afirmou.

Para Rodrigo de Oliveira Lima, primeiro secretário da Ordem, a festa já acontece há muitos anos e do dia 7 ao dia 15 é um momento preparatório. "Essa festa já vem acontecendo há 263 anos. O novenário de 7 a 15 é um período onde a igreja, solenemente se prepara pra festejar a entrega do escapulário no dia maior da festa que é o dia 16. São nove dias de pregações alusivas a esse acontecimento. Um momento de retiro em preparação a data", relatou.

Ainda segundo Lima a festa acontece no Templo da Ordem 3ª, na Igreja do Carmo e vai contar com quermesses para ajudar na festa entre os dias 7 e 20.

Já para Castro é uma festa que faz reavivar a espiritualidade nas pessoas e reúne muitos fiéis. "Muita gente se prepara para saudar a Virgem. Calcula-se que durante o dia maior, 15 mil pessoas passem pela Igreja do Carmo. Isso mostra como o povo sanjoanense é ligado ao culto a Nossa Senhora", concluiu.

Para Marcos Aurélio de Souza, funcionário da igreja, que acompanha o dia-a-dia durante todo o ano e toda a festa, "as missas ficam cheias todos os horários e ainda contam com a parte musical, as orquestras, bandas e corais que fazem ainda mais bonitas as celebrações".

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04 de julho 2009
Contato: Igreja NS Carmo 032 3371 7996

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL