São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Feira da Solidariedade 2009 . Quadrilhas, quitutes e quitandas juninas . 03, 04 e 05 de julho

Data

02/07/2009

Hora

19:00

Cidade

SJDR

Local

Av. Tiradentes

Descrição

Veja toda a programação

A Festa de São João e a Feira da Solidariedade prometem agitar o fim de semana em São João del Rei. Com um palco montado na Avenida Presidente Tancredo Neves o "arraiá" terá barraquinhas, fogueira, quadrilhas, comida típica, brincadeiras e shows para animar os participantes.

Nos três dias de "festança", que começou ontem, mais de 600 pessoas de instituições filantrópicas, escolas e bairros da cidade participaram da quadrilha. Tem até gente de fora para completar a festa. Belo Horizonte, Coronel Xavier Chaves e Resende Costa também se apresentam.

Uma das organizadoras da quadrilha do Residencial Lenheiro, Maria Lucy da Silva Andrade, não vê a hora de mostrar a coreografia do seu grupo. "Vamos nos apresentar amanhã, às 20h. Teremos quase 50 pares. Estamos ensaiando todos os dias e faremos um belo espetáculo", disse Lucy.

A organizadora lembra que há 11 anos o bairro fechava a rua e realizava sua própria festa. "Agora será uma integração de todos da cidade. Inclusive escolhemos até um nome do nosso grupo ‘Lenheiros da Solidariedade’", afirmou.

O secretário de Cultura e Turismo da cidade, Ralph Justino, disse que foi uma união de forças para conseguir realizar o evento. "A prefeitura está organizando a festa por meios das secretárias de Assistência Social, de Cultura e de Obras. Fizemos uma decoração bacana e convidamos os bairros da cidade para participarem da festa. A ideia é divulgar São João del Rei, dar mais uma opção de lazer para o pessoal", explicou o secretário.

Além da integração e da opção de lazer, o evento ainda vai ajudar algumas entidades filantrópicas com a Feira da Solidariedade. De acordo com Nida Regina Fade Fonseca, da secretaria de Assistência Social, 23 instituições irão participar da festa oferecendo produtos em barracas. "As barracas irão vender comida, artesanato e flores. Além de brincadeiras. Cada instituição irá comercializar seus produtos e, do total arrecadado, 10% irá para o Fundo Municipal de Assistência Social, 10% para o Fundo da Infância e Juventude (FIA) e o restante ficará com a instituição", ressaltou Nida.

O Conservatório de Música de São João é uma das entidades que estarão presentes no evento e montarão a barraca de víspora. O diretor do conservatório, Anthony Claret Moura Neri, afirma que desde quando surgiu a feira a instituição participa do evento e o dinheiro é revertido para melhorias do conservatório. "A verba arrecadada é utilizada para a manutenção da escola e de instrumentos".

Aqueles que gostam de um bom "arrasta-pé" também vai poder se divertir. Segundo o secretário de Cultura, depois da apresentação das quadrilhas o palco será aberto para os shows e para as pessoas que quiserem dançar. Se for depender de animação, as bandas garantem um bom repertório. O integrante e responsável pela grupo Os Mineiros, Aurélio Santana Detomi, diz que eles preparam um repertório com muita música sertaneja e caipira para agitar a população. "Vamos apresentar com violão, teclado, baixo, saxofone, bateria e sanfona. Vai ter muito agito e forrobodó para todos", disse Detomi.

Fonte: Gazeta de São João del-Rei . 04 de julho 2009
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.