Agenda Cultural
Tipo: São João del Rei | Tiradentes | Ouro Preto | Minas Gerais | Brasil | Mundo | Eventos Permanentes | Outros
As Nossas Canções: trilhas sonoras da vida e cantorias na cidade
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição

O encontro musical As Nossas Canções: trilhas sonoras da vida e cantorias na cidade, promovido como projeto de extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), será realizado no dia 27 de outubro de 2026 (terça-feira), às 19h, na sede da Sociedade Amigos de Águas Santas (SAAS), localizada na Rua São José, nº 159 (ou nº 15), no bairro Águas Santas, em Tiradentes, Minas Gerais. O evento conta com entrada gratuita e é aberto à participação da comunidade local e regional.
A atividade formativa e comunitária tem como proposta a realização de uma cantoria coletiva baseada no repertório de músicas folclóricas e da cultura popular, sob a condução do grupo Folkist. A iniciativa convida os participantes a compartilhar memórias, vivências e histórias integradas às canções que marcam a identidade cultural do território do Campo das Vertentes.
Como projeto de extensão universitária vinculado à UFSJ, a ação visa aproximar o conhecimento acadêmico da comunidade exterior, utilizando a linguagem musical como ferramenta de pertencimento, integração social e preservação do patrimônio imaterial. Os encontros itinerantes percorrem diferentes bairros e espaços comunitários das cidades da região.
A realização da cantoria na sede da SAAS fortalece as parcerias entre a universidade e as associações de moradores de Tiradentes, estimulando a ocupação de espaços comunitários com manifestações artísticas acessíveis. Toda a população local, visitantes e familiares são convidados a integrar o grupo de canto.
Programação Completa:
27 de outubro de 2026 (Terça-feira), às 19h00: Encontro de cantoria coletiva do projeto "As Nossas Canções" com o grupo Folkist. Local: Sociedade Amigos de Águas Santas — SAAS (Rua São José, nº 159/15, Bairro Águas Santas, Tiradentes/MG). Entrada gratuita.
Para mais informações, acesse o perfil do projeto





















