São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

80 anos da Sociedade de Concertos Sinfônicos . Concerto com Orquestra e Coral

Data

22/12/2010

Cidade

SJDR

Descrição

A Sociedade de Concertos Sinfônicos de São João del-Rei de São João del-Rei foi fundada em 26 de janeiro de 1930 e representa a orquestra sinfônica mais antiga do Brasil em atividade. Esta entidade já se apresentou em diversas cidades e capitais brasileiras, bem como realizou importantes concertos com solistas e montagens de ópera. A Sinfônica, como é conhecida na cidade, continua atuando de forma expressiva no cenário musical, através da realização de concertos e recitais, e representa um importante espaço que contribui na formação musical de inúmeros jovens da cidade e região. Atualmente, muitos dos músicos que já atuaram nesta orquestra e coral são profissionais de destaque nacional e internacional.   

O projeto Sociedade de Concertos Sinfônicos: 80 anos de música em São João del-Rei consiste na realização de um concerto comemorativo, bem como a produção de 300 DVDs com o registro ao  vivo do concerto e documentário sobre a entidade. Os DVDs serão distribuídos gratuitamente aos músicos, conservatórios de música de MG, entidades musicais e escolas públicas da cidade e, também, serão vendidos a preços promocionais com verba revertida para a Sinfônica. 

O concerto será regido pelo renomado maestro são-joanense Marcelo Ramos e contará com a participação dos solistas Ricardo Amado (violino) e Celso Benedito (trompa). O programa será composto de: 

- Geraldo Barbosa - Abertura No Tempo do Brasil Imperial;
- L. V. Beethoven - Romance para violino e orquestra, Op. 50;
- Saint-Saëns - Romance para trompa e orquestra, Op. 94
- Verdi - Va, pensiero
- Coro dos Ferreiros;
- Bizet - Carmen Suíte nº 1. 

Desta forma, este projeto pretende proporcionar a difusão e reconhecimento da importância histórico-musical desta entidade musical e preservar sua memória. Além disso, pretende também proporcionar o aperfeiçoamento técnico-musical dos seus integrantes e estudantes de música da cidade e região, através das masterclasses que serão ministradas gratuitamente pelos músicos profissionais contratados pelo projeto.



80 anos de música

A noite de 22 de dezembro foi histórica para São João del-Rei, não só pelo grandioso concerto e gravação do DVD em honra aos 80 anos da Sociedade de Concertos Sinfônicos, mas por representar a parceria bem-sucedida entre empresas públicas, privadas e a cultura. E através do projeto Sociedade de Concertos Sinfônicos: 80 Anos a começar pela regência de Marcelo Ramos vindo especialmente dos Estados Unidos, onde acaba de concluir seu mestrado pelo Cleveland Institute of Music e iniciar o doutorado em Artes e Regência Orquestral na Ball State University de Indiana. “Marcelo imprime um estilo Pessoal à execução das peças. Contagia os músicos, conduz. O resultado é uma regência técnica e emotiva que deu tom vibrante ao concerto”, disse a professora e vice-diretora do Conservatório, Salomé Viegas. Cerca de 55 músicos e 45 integrantes do coro passaram pelo palco do teatro, incluindo músicos convidados como o spalla Ricardo Amado, Celso Benedito (trompa) e Cecília Pacheco (harpa), entre muitos. O programa, que mesclou composições de Geraldo Barbosa, pai de Marcelo Ramos; Beethoven; Saint-Saens; Verdi e Bizet terminou apoteótico com o bis do coro do Nabuco e o Parabéns de Villa-Lobos para o aniversário da Sinfônica cantado pelo público

Marcelo Ramos
Uma maratona de ensaios em tempo recorde. Foi assim que Marcelo Ramos deixou ainda mais empenhado os músicos preparados pelos regentes Rodrigo Sampaio, Modesto Flávio e Jayme Guimarães (regente do coral). Para Ramos, a resposta calorosa da platéia foi determinante para o sucesso do concerto. Em entrevista exclusiva a esta coluna, ele destaca o trabalho daqueles que atuaram abnegadamente em prol da Sinfônica, como seu fundador João Cavalcanti, Pedro de Souza, Aluizio Viegas, Ademar Campos e Teófilo Rodrigues, entre tantos outros sem os quais “nós não teríamos o que comemorar”, disse. Quanto à nova geração, elogiou. “Vejo como missão o trabalho desses meninos que doam seu tempo e se encarregam, muitas vezes de não deixar morrer uma tradição”. A captação de áudio foi do são-joanense Rogério Ramos. Está previsto para janeiro o lançamento dos 300 DVDs, metade dos quais será distribuída aos conservatórios mineiros, entidades musicais e escolas públicas são-joanenses.

Fonte: Coluna social Acontece . Gazeta de São João del-Rei . 31 de dezembro de 2010

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.