São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Semana Cultural de Ritápolis 2026 — 15 a 24 de maio | Programação Completa

Data

15/05/2026

Cidade

Ritápolis

Local

Praça Tiradentes

Descrição

Acompanhe a nossa agenda cultural mineira com Histórico de Eventos desde 2.000!

A Semana Cultural de Ritápolis 2026 será realizada entre os dias 15 e 24 de maio, na Praça Tiradentes, reunindo apresentações musicais, manifestações religiosas, atividades culturais, exposições, oficinas e eventos cívicos. Promovida pela Prefeitura de Ritápolis, a programação busca valorizar os artistas locais, fortalecer as tradições do município e ampliar o acesso da população às atividades culturais e comunitárias.

A programação contempla atrações para diferentes públicos, incluindo serestas, apresentações corais, oficinas de arte popular, shows musicais e eventos ligados às celebrações religiosas de Santa Rita de Cássia. Entre os destaques estão a exposição itinerante “A cidade de Rita no Brasil”, os concertos do Coral Da Boca Pra Fora e dos Violeiros do Conservatório Padre Maria Xavier, além de apresentações de artistas regionais como Clube da Seresta, Vivy e Nathan e Mário e Banda.

A Semana Cultural também integra eventos religiosos e patrimoniais ligados ao tricentenário do mais antigo registro de referência à Capela de Santa Rita, atual Santuário Diocesano de Ritápolis. A programação inclui solenidade cívica, procissão, toque de sinos, apresentações musicais e inauguração do Deck Mirante dos Rios, na Fazenda do Pombal, espaço associado à memória histórica da região.

Além das atrações culturais, a iniciativa reforça o papel da Praça Tiradentes como espaço de convivência comunitária e celebração da identidade local. A programação reúne manifestações artísticas, religiosas e populares que marcam a tradição cultural de Ritápolis e do Campo das Vertentes.

Programação completa

15/05 (sexta-feira)

  • 20h30 — Abertura da exposição “A cidade de Rita no Brasil”
    • Mostra itinerante aberta à visitação entre 15 e 23 de maio
  • 21h — Seresta com Grupo Viver Vale a Pena

16/05 (sábado)

  • 10h30 — Apresentação do Coral Meninos de Santo Antônio
  • 10h30 — Oficina de Confecção de Tapetes

17/05 (domingo)

  • 07h — Feira Livre Municipal Maria Eni Mendonça
  • 11h30 — Apresentação da Banda Santa Cecília em acolhida às Romarias
  • 12h — Santa Missa Campal
  • 13h45 — Saída do Grupo Caminheiros de Jesus

20/05 (quarta-feira)

  • 21h — Tributo à Santa Rita de Cássia
    • Apresentação cultural com o Coral Da Boca Pra Fora
    • Conservatório Padre Maria Xavier / Unimed

21/05 (quinta-feira)

  • 20h30 — Apresentação cultural dos Violeiros do Conservatório Padre Maria Xavier
  • 22h30 — Show com Vivy e Nathan

22/05 (sexta-feira)

  • 00h — Virada Cultural
  • 08h — Solenidade Cívica com hasteamento das bandeiras
    • Celebração do tricentenário do mais antigo registro da Capela de Santa Rita
  • 21h — Chegada da Piedosa Procissão
    • Com show pirotécnico, toque de sinos e música ao vivo

23/05 (sábado)

  • 10h — Inauguração do Deck Mirante dos Rios
    • Local: Fazenda do Pombal
    • Atividade sujeita à confirmação de presença
  • 21h30 — Show com Clube da Seresta

24/05 (domingo)

  • 07h — Feira Livre Municipal Maria Eni Mendonça
  • 20h — Show com Mário e Banda

Local principal

  • Praça Tiradentes

Para mais informações, acesse o perfil da Prefeitura de Ritápolis no Instagram.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL