São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Concerto comemorativo da restauração do Órgão de Tubos do séc XVIII do Museu Regional de SJDRi . IBRAM

Data

12/12/2010

Hora

10h e 12h

Cidade

SJDR

Descrição

Órgão do século XVIII recebe restauração

Concerto comemorativo da restauração do Órgão de Tubos do séc XVIII do Museu Regional de São João del-Rei . IBRAM
Organista Jean Ferrard do Conservatório Real de Bruxelas acompanhamento de cravo com Elisa Freixo.
Local: Museu Regional de SJDR

Órgão de tubos de São João Del-Rei volta a funcionar depois de 80 anos de silêncio Depois de minucioso trabalho de restauro, o antigo órgão de tubos do acervo do Museu Regional de São João Del-Rei, unidade do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), volta a fazer parte da cena musical da cidade e do circuito histórico de Minas Gerais. O evento que celebra a devolução do uso original do instrumento acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, fim de semana que encerra as comemorações do aniversário de 297 anos de São João del-Rei.
A programação de reinauguração do órgão, que está há 80 anos sem funcionar, conta com a participação do experiente e renomado organista Jean Ferrard, professor do Conservatório Real de Bruxelas (Bélgica).
No dia 11, sábado, às 20h, será realizado o concerto especial, fechado para convidados e para a equipe que esteve envolvida no projeto de restauro. A programação musical escolhida para o órgão conta com o acompanhamento de cravo, a ser executado por Elisa Freixo, e por um cantor solista, Willsterman Sottani
Coelho. No domingo, dia 12, acontecerão às 10h e 12h as apresentações didáticas também com a participação de Jean Ferrard, que serão abertas para a comunidade.
Para estas apresentações, serão distribuídas gratuitamente senhas de entrada 30 minutos antes de cada concerto.
O órgão do Museu Regional de São João del-Rei é datado do final do século XVIII e sua estrutura é composta exclusivamente por madeiras da flora brasileira, como jacarandá, cedro e pau-pereira.
O órgão do Museu Regional é o terceiro em Minas Gerais a passar por processo integral de restauro, em que foram recuperados tanto o mobiliário da caixa quanto o mecanismo e o som do instrumento. Intervenções semelhantes foram empreendidas, primeiro, no órgão da Sé de Mariana, ainda na década de 1980, e depois no órgão da Matriz de Tiradentes, reinaugurado no começo de 2009.
O estado possui o mais importante e significativo acervo de órgãos históricos no Brasil. A reinauguração do órgão do Museu, o único exemplar civil em funcionamento no país, contribuirá para o trabalho de resgate da tradição musical barroca do período colonial brasileiro.
Para os primeiros meses de 2011, está prevista a realização de uma série de dez concertos didáticos para alunos e professores da rede pública de ensino de São João del-Rei e região.
A iniciativa de restauro é empreendida pela Associação dos Amigos do Museu Regional de São João del-Rei (Amarei), com o apoio institucional do Museu Regional e do Instituto Brasileiro de Museus.
O projeto é realizado em parceria com o Santa Rosa Bureau Cultural, escritório cultural responsável pela concepção, captação de recursos e gestão executiva.


Programação completa . Fim de Ano/Férias Cultural . São João del-Rei
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.