São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

1º Encontro Nacional de Teatro para a Infância e Juventude da ASSITEJ Brasil – 11 e 15 de maio de 2026

Data

11/05/2026

Cidade

SJDR

Local

Teatro da Pedra

Descrição


Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!

O 1º Encontro Nacional de Teatro para a Infância e Juventude da ASSITEJ Brasil será realizado entre os dias 11 e 15 de maio de 2026, no Teatro da Pedra, em São João del-Rei. A iniciativa é apresentada pelo Ministério da Cultura, com realização da Fundação Nacional de Artes, reunindo artistas, grupos e pesquisadores do Brasil e do exterior em uma programação voltada à criação, formação e intercâmbio no campo das artes cênicas para a infância e juventude.

A programação do encontro inclui residências artísticas, espetáculos, mesas de debate e partilhas de processos criativos, com participação de grupos como Trupe de Truões, Pandorga Cia de Teatro, Teca Teatro e o Teatro da Pedra. O evento aborda temas como diversidade, memória, circulação latino-americana, curadoria e gestão cultural, além de promover apresentações teatrais voltadas a diferentes faixas etárias.

Entre os destaques está o espaço Território Liso, dedicado à apresentação de processos artísticos e pesquisas em formatos diversos, como demonstrações técnicas, desmontagens, vídeos, relatos de processos, dramaturgias, trajetórias e registros de memória, além de lançamentos de livros. A programação também inclui atividades externas, como visita ao Grupo de Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves, e momentos de articulação institucional.

O 1º Encontro Nacional de Teatro para a Infância e Juventude da ASSITEJ Brasil integra a agenda cultural de São João del-Rei e conta com vagas limitadas, mediante inscrição prévia via formulário. A proposta é fortalecer redes de criação, circulação e reflexão sobre o teatro voltado às infâncias no Brasil.

Programação

11 de maio

  • 9h | Residência Artística – Diversidade como prática criativa no teatro infantojuvenil (Trupe de Truões); Infâncias plurais – memória e diversidade (Pandorga Cia de Teatro); Criação com e para a criança – a experiência do Teatro da Pedra
  • 14h30 | Espetáculo – “Ceci e a Caixa de Aromas”, com Teca Teatro
  • 16h | Mesa – O teatro para a primeira infância: estéticas latinas, com Marcelo Peroni e Aline Volpe (Catarsis) e Michele Guerra (México)
  • 18h | Território Liso – partilha de processos artísticos, incluindo demonstrações técnicas, desmontagens, vídeos, relatos, dramaturgias, trajetórias e lançamentos de livros

12 de maio

  • 9h | Residência Artística – continuidade das residências com Trupe de Truões, Pandorga Cia de Teatro e Teatro da Pedra
  • 14h30 | Espetáculo – “Juvenal, Pita e o velocípede”, com Pandorga Cia de Teatro
  • 16h | Mesa – Rotas latino-americanas: ocupando territórios e os desafios da circulação regional, com Luciana Comin (Teca Teatro) e Maria Inés (Argentina)
  • 18h | Território Liso – partilha de processos artísticos e experiências

13 de maio

  • 9h | Residência Artística – continuidade das residências
  • 14h30 | Espetáculo – “Okàn”, com Teatro da Pedra
  • 16h | Mesa – Curadoria e gestão no teatro para as infâncias, com representantes do SESC, SESI, Prefeitura de Niterói e Fundação Nacional de Artes / Ministério da Cultura
  • 18h | Território Liso – partilha de processos e pesquisas

14 de maio

  • 9h | Partilha – apresentação das experiências das residências artísticas
  • 14h30 | Visita – atividade externa ao Grupo de Consciência Negra de Coronel Xavier Chaves
  • 18h | Plenária de encerramento – debate “A urgência de um teatro para as infâncias no Brasil” e entrega do Troféu Lizette Negreiros
  • 20h | Café cultural – confraternização entre participantes

15 de maio

  • 9h | Espetáculo – “Jhuca Tchutchuca em: Esse Sou Eu”, com Trupe de Truões
  • 16h | Espetáculo – “Brun Blaa”, com Núcleo Catarsis, no Centro Cultural Yves Alves

Para mais informações, acesse o perfil do Teatro da Pedra no Instagram.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL