São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

Semana da Favela: Novembro Negro 2025 – 22 e 23 de novembro

Data

22/11/2025

Hora

10h e 9h30

Cidade

Ouro Preto

Local

Museu da Inconfidência

Descrição


Agenda Cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto com Histórico de Eventos desde 2.000!

Semana da Favela: Novembro Negro 2025 será realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, integrando o Mês da Favela e as celebrações da Consciência Negra. O evento destaca a valorização das periferias, da cultura afro-brasileira e das diversas expressões de resistência cultural, propondo debates e vivências em torno da identidade e da memória negra no Brasil.

A programação busca promover reflexões sobre a potência criativa das favelas, reunindo debates, exposições, workshops, performances e atividades culturais abertas ao público. A iniciativa reafirma o papel da cultura periférica na construção social e simbólica do país, fortalecendo narrativas que valorizam dignidade, protagonismo e igualdade.

O encontro se estende ao longo de dois dias, combinando atividades dentro do Museu da Inconfidência e ações no espaço externo. Entre os destaques, estão o lançamento de livro, a reabertura de exposição, oficinas com artistas e especialistas, corte de cabelo gratuito, roda de capoeira, feira de artesanato e apresentações artísticas.

Programação – 22 de novembro (sábado)

  • 10h – Apresentação do livro Turismo Étnico-Racial em Ouro Preto/MG e debate com Luiz Viana, Deivid Edson, Lisia Zamba, Douglas Aparecido e Sidnéa Santos

  • 11h – Reabertura da exposição Afro-brasilidades: Arte e Memória na Encruzilhada

  • 14h – Workshop com o cineasta Ben Hur: Cultura periférica mineira e gentrificação

  • 15h30 – Workshop Trajetória de uma modelo preta com Isa Lu (Miss Minas Gerais)

  • 17h – Visita mediada no Museu da Inconfidência

Programação – 23 de novembro (domingo)

  • 9h30 – Corte de cabelo com Fagner Adriano e Beth Santos (em frente ao museu)

  • 10h – Abertura da Feira Cultura com artesãs e artesãos de Ouro Preto

  • 10h30 – Roda de Capoeira com o Coletivo AYA

  • 15h – Vitrines de Fé e Fogo – intervenção performática do grupo Nó(s) de Corpos

  • 17h – Samba de Roda com BatuquErê

Para mais informações acesse a página do evento na Prefeitura de Ouro Preto.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL