São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte | Dia 26 de setembro

Data

26/09/2025

Hora

8h30

Cidade

Belo Horizonte

Local

Diversos

Descrição

Acompanhe a nossa agenda cultural mineira com Histórico de Eventos desde 2.000!

A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi seguem a programação em 26 de setembro de 2025 (sexta-feira), com atividades distribuídas em diferentes espaços culturais da capital mineira. As ações contemplam sessões de cinema, debates, encontros formativos e exibições exclusivas, reforçando o diálogo entre o cinema brasileiro, latino-americano e produções internacionais. Parte das atividades é aberta ao público, enquanto outras são direcionadas a profissionais e projetos selecionados.

A agenda do dia inclui sessões do Cine-Expressão, realizadas no Teatro Sesiminas, destinadas a escolas previamente inscritas, com mediação da curadora e educadora Ramina El Shadai. No Palácio das Artes, o Brasil CineMundi promove os One-on-One Meetings para projetos selecionados, além das sessões WIP – Primeiro Corte, com exibições de Sagrado, de Alice Riff, e O Filho da Puta, de Erica Maradona, Otto Guerra, Sávio Leite e Tania Anaya. Já o Seminário Internacional apresenta debates sobre cinema latino-americano, coprodução internacional e circulação de obras entre Brasil e países africanos, reunindo cineastas e produtores de diversas partes do mundo.

Entre os destaques da programação aberta ao público, estão o longa Ritas, dirigido por Oswaldo Santana e codirigido por Karen Harley, na Mostra Praça; Cocote, de Nelson Carlo de Los Santos Arias, na Mostra Diálogos Históricos; Memoria Implacable, de Paula Rodríguez Sickert, na Mostra Conexões; e Movimento Perpétuo, de Leandro Alves, na Mostra Território. Também serão exibidos Verde-Oliva (pré-estreia, direção de Wellington Sari), A Natureza das Coisas Invisíveis (direção de Rafaela Camelo), Álbum de Família (direção de Laura Casabé), Nimuendajú (direção de Tania Anaya), Enterre Seus Mortos (direção de Marco Dutra) e Chicharras (direção de Luna Marán). A Praça da Liberdade recebe a Mostra A Cidade em Movimento com a exibição de Lagoa do Nado – A Festa de um Parque, de Arthur B. Senra, seguida de roda de conversa.

Programação – 26 de setembro de 2025

  • 8h30 – Sessão Cine-Expressão (Teatro Sesiminas)

  • 9h30 às 13h30 – One-on-One Meetings | Projetos Selecionados (Palácio das Artes – Tenda Brasil CineMundi)

  • 9h30 – WIP Primeiro Corte: Sagrado, de Alice Riff (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)

  • 10h30 às 12h30 – Debate CineBH: Horizontes Latinos – Os filmes e seus países (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)

  • 11h15 às 13h – Curtas no Almoço: Juventudes e Transformações (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)

  • 14h – Sessão Cine-Expressão (Teatro Sesiminas)

  • 14h às 18h30 – One-on-One Meetings | Projetos Selecionados (Palácio das Artes – Tenda Brasil CineMundi)

  • 14h30 às 16h30 – Debate Brasil CineMundi: Coprodução Internacional: estratégias e parcerias globais (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)

  • 16h – Longa Ritas (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2)

  • 16h – Longa Cocote (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)

  • 16h45 às 18h30 – Painel: Circulação e cooperação no cinema entre Brasil e países africanos (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)

  • 18h – Longa Memoria Implacable (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2)

  • 18h30 – Longa Movimento Perpétuo (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)

  • 18h30 às 19h30 – Agenda de Relacionamento Brasil CineMundi (Palácio das Artes – Tenda Brasil CineMundi)

  • 19h – Longa A Natureza das Coisas Invisíveis (Cine Santa Tereza)

  • 20h – Longa Lagoa do Nado – A Festa de um Parque + Roda de Conversa (Praça da Liberdade – Cine Petrobras na Praça)

  • 20h – Longa Álbum de Família (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2)

  • 20h – Longa Nimuendajú (Una Cine Belas Artes – Sala 1)

  • 20h – Longa Enterre Seus Mortos (Una Cine Belas Artes – Sala 2)

  • 20h30 – Longa Chicharras (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)

  • 21h – Mostra Curtas Série 2: Muitas Famílias: Fricções, Memórias e Contatos (Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara)

O festival é realizado pela Universo Produção, com recursos da Lei Federal e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio master da Petrobras e apoio institucional de órgãos públicos e parceiros privados. Para mais informações sobre a programação completa e atualizações, acesse o Instagram oficial: @universoproducao e também o site oficial do evento.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL