Agenda Cultural
19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte | Dia 24 de setembro
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição
Acompanhe a nossa agenda cultural mineira com Histórico de Eventos desde 2.000!
A 19ª CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte e o 16º Brasil CineMundi seguem sua programação em 24 de setembro de 2025, com atividades distribuídas em diversos espaços culturais da capital mineira, como o Palácio das Artes, o Cine Theatro Brasil e o Cine Santa Tereza. A agenda do dia inclui seminários internacionais, rodas de conversa, sessões comentadas, pré-estreias nacionais e debates que conectam público, cineastas e profissionais do setor audiovisual.
A manhã do dia 24 inicia com a Sessão Cine-Expressão no Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara, voltada para escolas previamente inscritas, seguida do CineMundi Lab | Lab de Desenvolvimento (projetos da categoria Horizonte) no Palácio das Artes – Teatro João Ceschiatti. O Seminário Internacional abre sua programação com o debate Audiovisual como projeto de país: regulação, democracia e desenvolvimento, reunindo representantes do poder público e da sociedade civil. Em paralelo, o ator Carlos Francisco, homenageado desta edição, participa de uma roda de conversa sobre sua trajetória no audiovisual, com mediação de Marcelo Miranda.
No período da tarde, a programação se amplia com debates, exibições e encontros. Destaque para o Seminário Internacional – CineBH: Horizontes Latinos: Nós Somos o Nosso Futuro?, que reflete sobre cinema territorial e resistência política. Outras atividades incluem sessões comentadas de filmes como Pareces una carreta de esas que no la paran ni los bueyes (direção de Nelson Carlo de Los Santos Arias) e Quemadura China (direção de Verónica Perrotta), além da exibição do longa Cais, de Safira Moreira, e curtas da mostra A Cidade em Movimento.
A noite é dedicada a mostras especiais e pré-estreias. Entre os destaques estão a exibição de Marte Um (direção de Gabriel Martins), em homenagem a Carlos Francisco, Un cuento de pescadores (México, direção de Edgar Nito), As muitas mortes de Antônio Parreiras (Brasil, direção de Lucas Parente) e Huaquero (Equador/Peru/Romênia, direção de Juan Carlos Donoso Gómez). Todas as sessões contam com mediação de curadores e participação de diretores ou produtores, reforçando o caráter de diálogo entre criadores e público.
Programação – 24 de setembro de 2025
-
8h30 – Sessão Cine-Expressão (Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara)
-
10h às 12h30 – CineMundi Lab | Lab de Desenvolvimento – Categoria Horizonte (Palácio das Artes – Teatro João Ceschiatti)
-
10h30 às 12h30 – Seminário Internacional | Debate Inaugural: Audiovisual como projeto de país (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)
-
12h30 às 13h30 – Roda de Conversa: O percurso de Carlos Francisco (Palácio das Artes – Espaço Petrobras de Conexões)
-
14h – Sessão Cine-Expressão (Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara)
-
14h às 16h – Seminário Internacional | Debate CineBH – Horizontes Latinos (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)
-
14h às 18h30 – One-on-One Meetings | Brasil CineMundi (Palácio das Artes – Tenda Brasil CineMundi)
-
14h30 às 16h15 – Longa: Pareces una carreta de esas que no la paran ni los bueyes + debate (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)
-
16h – Painel Brasil CineMundi: Iniciativas Sustentáveis no Audiovisual (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)
-
16h30 às 17h15 – Painel + Lançamento Catálogo de Locações da BH Film Commission (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)
-
17h30 às 18h30 – Seminário Internacional: Film Commission e o audiovisual brasileiro (Palácio das Artes – Sala Juvenal Dias)
-
18h – Longa: Cais, de Safira Moreira (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2)
-
18h30 – Longa: Quemadura China, de Verónica Perrotta (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)
-
18h30 às 19h30 – Curtas da Mostra A Cidade em Movimento + Roda de Conversa (Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara)
-
19h – Longa: Marte Um, de Gabriel Martins (Cine Santa Tereza)
-
19h30 – Longa: Un cuento de pescadores, de Edgar Nito (Centro Cultural Minas Tênis – Sala de Cinema 2)
-
20h – Longa: As muitas mortes de Antônio Parreiras, de Lucas Parente (Una Cine Belas Artes – Sala 2)
-
20h – Longa: Huaquero, de Juan Carlos Donoso Gómez (Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro)
O festival é realizado pela Universo Produção, com recursos da Lei Federal e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, patrocínio master da Petrobras e apoio institucional de órgãos públicos e parceiros privados. Para mais informações sobre a programação completa e atualizações, acesse o Instagram oficial: @universoproducao e também o site oficial do evento.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!




















