São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Simpósio Internacional sobre a Arquitetura e o Urbanismo do Século XX . 24 a 27 de novembro

Data

24/11/2010

Cidade

Brasília

Descrição

O Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios – Icomos/Brasil promove de 24 a 27 de novembro, em Brasília, o Simpósio Internacional sobre a Arquitetura e o Urbanismo do Século XX. O encontro tem como objetivo promover a troca de experiências sobre novos conceitos e tecnologias para preservação do patrimônio cultural do século XX, também reconhecido como patrimônio modernista.
Serão palestras, analises e debates sobre as condições de uso e conservação desse patrimônio no Brasil, com foco particular em Brasília. Entre os temas do Simpósio (veja programa o completo aqui) estão:
- Panorama da Arquitetura e do Urbanismo no Brasil no Século XX, com apresentação do Arquiteto Roberto Segre.
- Brasília, Patrimônio da Humanidade, com apresentação dos arquitetos Raul Pastrana e Alfredo Conti, consultores-relatores da Unesco.
- Brasília 50 anos, desafios para a sua preservação, um debate com a participação da arquiteta Jurema Machado (Unesco Brasil), do Superintendente do IPHAN no DF, Alfredo Gastal, e do diretor do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da UnB, Andrey Rosenthal, além de representantes institucionais e da sociedade civil.
- Arquitetura e Urbanismo na América Latina do Século XX: diversidade e especificidades regionais, com a participação dos arquitetos Enrique De Anda (Icomos/México), Hugo Segawa (Docomomo/Brasil) e do diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan, Dalmo Vieira Filho.
- Panorama das ações de preservação da arquitetura do século XX nas diversas regiões brasileiras, com a apresentação pelos conselheiros regionais do Icomos/Brasil, os arquitetos Jussara Derenji, Briane Bicca, Eugênio de Ávila Lins, Leonardo Castriota e José Leme Galvão Junior (Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização do Iphan).
O Simpósio é aberto à participação de representantes de entidades governamentais, de Organizações Não-Governamentais e de estudantes. Após a agenda de palestras e debates, será realizado no mesmo local o segundo encontro de Comitês Científicos de Arquitetura do Século XX dos Conselhos Nacionais Americanos do Icomos. A primeira edição aconteceu em 2009 no México.

Sobre o Icomos
O Icomos é uma organização civil internacional, criada em 1964 e vinculada à Unesco. São algumas de suas atribuições orientar, acompanhar e analisar os dossiês dos bens que receberão classificação de Patrimônio Cultural da Humanidade, bem como assessorar a realização do acompanhamento de conservação desses bens. Com mais de 7,5 mil associados em 110 países nos cinco continentes, o conselho é administrado por uma Secretaria Executiva sediada em Paris, e tem como órgão decisório principal a Assembléia Geral convocada a cada três anos, com a competência exclusiva de eleger a Diretoria, os membros do Comitê Executivo e promover a alteração dos Estatutos.
Fundado em 1978, no Rio de Janeiro, e registrado dois anos depois em Brasília, o Icomos/BRASIL atualmente tem sede em Curitiba, no Paraná. Congrega profissionais do setor público e privado, que atuam em ações de conservação, restauração e valorização dos monumentos, dos conjuntos e dos sítios naturais e da proteção de bens de valor cultural.

II Encontro de Comitês Científicos do Século XX da América
Local: Auditório Juscelino Kubitschek - Ministério Público Federal – Brasília – SAF SUL, quadra 4 conj. C
Datas: de 24 a 27 de novembro de 2010
Organizador: Icomos Brasil
Coparticipação: Unesco Brasil
Apoio: Ministério Público Federal, Iphan, Crea e IAB.

Mais informações através dos e-mails: jose.galvao@iphan.gov.br, seuneca@gmail.com
Fonte: ASCOM / DEPAM
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.