Agenda Cultural
Festival Artes Vertentes 2025 – dia 15 de setembro
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição
O Festival Artes Vertentes 2025 (confira a programação completa) prossegue em Tiradentes (MG) no dia 15 de setembro, com uma programação dedicada a refletir sobre identidade, ancestralidade e criação por meio de diferentes expressões artísticas. A 14ª edição do festival ocorre entre os dias 11 e 21 de setembro, promovendo encontros entre música, literatura, cinema e debates em torno de memória e resistência cultural.
A primeira atividade do dia acontece às 15h no Centro Cultural Yves Alves, com o Ciclo de Ideias Transbordar: Corpos e territórios, memória e resiliência. A conversa-performativa reúne Wendie Zahibo, Natália Chagas e participantes da oficina de Fotografia da Ação Cultural Artes Vertentes 2024, sob mediação de Isabela Nogueira, abordando imagens e memórias como formas de resistência.
Na sequência, às 16h30 na Taberna d’Omar, o café literário Hora Agora promove o lançamento dos livros Panapaná, de Guilherme Gontijo Flores, e Infenso, de André Capilé, em um diálogo sobre poesia, tradução e experimentação. Às 18h, na Igreja do Rosário, será realizado o concerto Memórias sonoras do Atlântico Negro, com obras de Joseph Bologne, Florence Price e George Walker, interpretadas por músicos convidados.
Encerrando a programação, às 20h na Casa Museu Padre Toledo, acontece a exibição do documentário Frantz Fanon – Pele negra, máscara branca, dirigido por Isaac Julien. A sessão é gratuita e possui classificação indicativa de 12 anos. O festival é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Cemig, patrocínio de Itaú e Minas Máquinas, além do apoio do Institut Français e do Instituto Guimarães Rosa, integrando a Temporada França-Brasil 2025.
Programação – 15 de setembro de 2025
-
15h – Centro Cultural Yves Alves: Ciclo de Ideias Transbordar: Corpos e territórios, memória e resiliência com Wendie Zahibo, Natália Chagas e participantes da oficina de Fotografia (mediação de Isabela Nogueira)
-
16h30 – Taberna d’Omar: Café literário Hora Agora com Guilherme Gontijo Flores (Panapaná) e André Capilé (Infenso)
-
18h – Igreja do Rosário: Concerto Memórias sonoras do Atlântico Negro com obras de Joseph Bologne, Florence Price e George Walker
-
20h – Casa Museu Padre Toledo: Exibição do documentário Frantz Fanon – Pele negra, máscara branca, de Isaac Julien (gratuito, classificação 12 anos)
Para mais informações, acesse o perfil oficial do festival: @artesvertentes
O Festival Artes Vertentes é realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Cemig (@cemigenergia) e patrocínio do Itaú (@itau) e da Minas Máquinas (@minasmaquinas). A edição integra a programação da Temporada França-Brasil 2025, com apoio do @if_officiel e do Instituto Guimarães Rosa.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial no Instagram @festivalartesvertentes e do site oficial do Festival Artes Vertentes 2025.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!




















