São João del-Rei | Tiradentes | Ouro Preto
Transparentes

ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

29ª Semana da Música . de 13 a 22 de novembro de 2010

Data

13/11/2010

Hora

20:30

Cidade

SJDR

Local

SJDR

Descrição

Banda de Música Theodoro de Faria
Fundada em 1902
Rua Santo Antônio, 289 . CEP . 36.300-174 . São João del-Rei . MG
contato:
Juanito André Sacramento . 3371 3570
Tadeu Nicolau Rodrigues . 3371 4861

Programação
Período: 13 a 22 de Novembro
Local: Theatro Municipal . 20:30h

Dia 13 - sábado: Orquestra Lira Sanjoanense
Dia 14 - domingo: cancelado por motivo de doença
Dia 15 - segunda feira: OPA Jovem
Dia 16 - terça feira: Banda Salesiana Meninos de Dom Bosco
Dia 17 - quarta feira: Banda de Música do 11º BIMth - Regimento Tiradentes
Dia 18 - quinta feira: Banda de Música do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
Dia 19 - sexta feira: Escola de Música Cantábile
Dia 20- sábado: Banda de Música Theodoro de Faria
Dia 21- domingo: Banda Municipal Santa Cecília
Dia 22 – segunda feira: Banda Sinfônica do Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier

Dia 22 segunda feira: às 19:00 horas na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, missa por intenção dos músicos vivos e falecidos acompanhada pela Orquestra Lira Sanjoanense, logo em seguida Procissão de Santa Cecília com a participação da Banda de Música Theodoro de Faria, incorporada por músicos voluntários das corporações musicais envolvidas no evento.

Realização:
Banda de Música Theodoro de Faria

Apoio:
Atitude Cultural Projetos e Responsabilidade Social
Associação Amigos de São João del-Rei
Conservatório Estadual de Música Pe. José Maria Xavier
Ducar Veículos Auto Center

***

Matéria Gazeta de São João del-Rei . 13/11/2010

Música e religiosidade se unem em São João del-Rei

Quando Aluísio Viegas e Tadeu Nicolau Rodrigues se juntaram em a981 para promover um evento que mesclasse música e religiosidade, não imaginavam que a idéia fosse crescer e ser realizada tradicionalmente ao longo de quase três décadas.
Hoje a Semana da Música faz parte do calendário cultural são-joanense e em 2010 chega 'a sua 29ª edição. "Desde o início, o objetivo da Semana era reunir as bandas da cidade, aproximá-las do público e comemorar o dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos. Mas ninguém imaginava que fôssemos ganhar tanta força", explicou Juanito André Sacramento, presidente da Banda Theodoro de Faria, organizadora do evento. Há 23 anos coordenando a Semana da Música, Sacramento diz que quer ir além. "Quando começamos, contávamos com apenas quatro bandas. Não conseguíamos fechar exatamente uma semana de concertos. Agora temos dez, ultrapassamos sete dias de apresentações e isso não é o suficiente. Ainda há mais grupos para incorporar ao evento", salientou o músico.
De hoje, 13, até a segunda-feira, 22, 11 entidades musicais do município se apresentam no Teatro Municipal, 'a partir das 20:30. O primeiro concerto ficou a cargo da Orquestra Lira Sanjoanense. Amanhã, 14, sobem ao palco os músicos da Opa Jovem, seguidos pelos integrantes da Sociedade de Concertos Sinfônicos de SJDR na segunda-feira, 15. O concerto antecede comemorações aos 80 anos de existência da Sociedade, que grava DVD com regência do maestro Marcelo Ramos em 22 de dezembro. Na noite de terça-feira, 16, é a vez da Banda Meninos de Dom Bosco se apresentar para a platéia.
A Semana da Música termina na segunda-feira, 22, com agenda voltada 'a religiosidade. Na data dedicada a Santa Cecília, a padroeira dos músicos é homenageada em procissão após missa 'as 19 h na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, acompanhada pela Orquestra Lira Sanjoanense.
O Conservatório Estadual de Música Padre José Maria Xavier encerra o evento com apresentação no Teatro Municipal no mesmo horário das demais bandas, 'a partir das 20:30.
A entrada para todas as apresentações é franca.
Cadastre lideranças engajadas, sua ação sociocultural, seu projeto, produto, entidade, pesquisa, agenda cultural etc - contribua, complemente, atualize, curta e compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL