São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos . 20 a 28 de novembro

Data

20/11/2010

Descrição

Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) realiza, entre os dias 20 e 28 de novembro, a 1ª Semana Mineira de Redução de Resíduos integrada à Semana Europeia de Redução de Resíduos. O objetivo do evento é promover o engajamento das entidades públicas e privadas e da sociedade em ações que estimulem a conscientização e a adoção de atitudes relacionadas à importância da redução de resíduos.

Em Minas Gerais, as atividades serão desenvolvidas em diferentes regiões, no mesmo período em que acontecerá em 20 países da Europa e na República Dominicana, na América Central. O presidente da Feam, José Cláudio Junqueira, ressalta que o evento parte do princípio de que todas as pessoas podem e devem agir para a prática da redução. "Todos os dias em casa, no escritório ou na escola, ao fazer compras, cada um de nós pode, por meio de ações simples, reduzir a sua própria geração de resíduos", explica.

A Feam foi convidada a ser uma das organizadoras do evento a partir do reconhecimento do Comitê Europeu dos projetos que a Fundação tem desenvolvido para Prevenção e Redução de Resíduos nas atividades de resíduos sólidos urbanos, industriais e de mineração. "Atuando de forma rigorosa na regularização ambiental de aterros e de processos industriais, a Feam conseguiu, ao longo dos anos avançar na formulação de políticas voltadas para o aprimoramento dos instrumentos de gestão de resíduos", destaca José Cláudio.

Podem participar da Semana, como proponentes de ações: instituições públicas e privadas, associações, ONGs, empresas, indústrias, estabelecimentos de ensino e pesquisa, instituições culturais, hospitais, entre outros. Os interessados têm até o dia 10 de novembro para registrar as atividades no site www.feam.br. Todas as propostas serão validadas pela Feam, a organizadora credenciada junto à coordenação da Semana Europeia para o evento no Estado. As atividades cadastradas concorrerão à premiação instituída pela Comissão Europeia, que será concedida às melhores iniciativas.

As ações desenvolvidas nas duas primeiras edições do evento europeu, bem como o histórico e a programação da Semana podem ser acessados no site www.ewwr.eu, em vários idiomas, inclusive, em português. Desde essa quinta-feira (21), as informações do evento em Minas Gerais também podem ser acessadas no site da Semana Mineira de Redução de Resíduos: www.minasmenosresiduos.com.br.

Premiação em Bruxelas

Os projetos cadastrados junto à Feam serão analisados e enviados ao Comitê Europeu de organizadores. As ações que mais se distinguirem serão agraciadas com troféus dentro de cada das categorias: Administração/autoridade pública, Associação/ONG, Empresa/indústria, Estabelecimento de ensino e outras (hospital, lar da terceira idade, instituição cultural, etc.). A premiação será entregue na cidade de Bruxelas, na Bélgica, no dia 28 de fevereiro de 2011.

Site Mineiro

O site da Semana Mineira de Resíduos traz informações sobre o evento e sobre a gestão de resíduos. Os interessados poderão acessar estudos, publicações e artigos variados sobre o tema. Além disso, o site conta com uma parte interativa, na qual as pessoas podem calcular o impacto que causam no meio ambiente pela sua geração de resíduos. Por meio de uma ferramenta intitulada "detector de resíduos" o internauta responde a uma série de perguntas sobre seus hábitos cotidianos, e para cada pergunta há uma dica para reduzir a geração de resíduos.

Há também um link com diversas dicas sobre como as pessoas podem, no dia a dia, reduzir os resíduos gerados, incluindo dicas para o trabalho, escola, refeições, construção, jardim, entre outras.

Programação

Os eventos cadastrados pelas entidades públicas e privadas e sociedade serão divulgados no site da Semana. A abertura será simultânea em todos os países participantes e acontece no dia 20 de novembro às 11h.

De 21 a 23 de novembro acontece o Seminário Internacional de Escória de Aciaria, evento que contará com a participação das principais empresas mundiais do setor e que tem como objetivo discutir a gestão e tecnologias referentes aos resíduos desses empreendimentos.

Para o dia 24 de novembro está marcado o Fórum Interinstitucional do Ambientação, que tem o objetivo de preparar os funcionários públicos para atuarem como multiplicadores de boas práticas ambientais, além de avaliar as ações desenvolvidas pelo programa Ambientação na capital mineira e no interior do Estado. No evento os participantes poderão assistir a palestras, mesas redondas e debates com especialistas nas áreas de meio ambiente e consumo consciente, promovendo troca de experiências.

Nos dias 24, 25 e 26 de novembro ocorre o seminário Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, que irá debater as referidas leis e as ações decorrentes de sua aplicação. O evento contará com a participação da ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, entre outras personalidades de órgãos públicos brasileiros, empresas e associações ligadas ao tema dos resíduos.

Os seminários Internacional de Escória de Aciaria, de Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, e o Fórum Interinstitucional do Ambientação acontecem no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), na rua Belém, nº 40, bairro Esplanada, em Belo Horizonte.

Fonte: http://www.agenciaminas.mg.gov.br
Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.