São João del Rei Transparente

Agenda Cultural

Casa de Música de Ouro Branco inaugura Ponto de Cultura no Dia das Crianças

Data

12/10/2010

Hora

19h

Cidade

SJDR

Descrição

Mutirão: Música e Cidadania promete ser referência sociocultural para jovens e crianças de cidade mineira

Um lugar especial, onde a música e a cultura fazem parte do dia a dia como direitos essenciais de crianças e jovens. Assim é o Ponto de Cultura Mutirão: Música e Cidadania que a Casa de Música de Ouro Branco inaugura oficialmente dia 12 de outubro (terça-feira), às 19h.

O presente para a comunidade neste Dia das Crianças não poderia ser melhor. Afinal, o objetivo do projeto é ampliar e democratizar o acesso à vida cultural e artística de moradores Ouro Branco por meio de boas práticas de inserção sociocultural.  O projeto compreende a linha programática da garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente e quer, entre as principais propostas, estimular a criatividade e o saber de crianças e adolescentes, bem como a vivência em comunidade. Também pretende incentivar a educação para a cidadania, contribuir para a valorização do talento de cada um.

 O Ponto de Cultura fica no bairro Luzia Augusta, uma das áreas com maior índice de vulnerabilidade social do município de Ouro Branco. Já estão sendo beneficiadas cerca de 70 crianças e adolescentes que vivem no local e no entorno, com idade entre 8 e 17 anos. A seleção dos alunos foi feita em agosto e, desde então, eles participam de atividades lúdicas com práticas coletivas que incentivam a socialização e o resgate à cidadania. “São ministradas ainda oficinas de instrumentos musicais (violino, violão, flauta doce e violoncelo) e musicalização infantil; além da realização de apresentações gratuitas em centros comunitários e sociais da cidade. A partir do segundo ano de realização do Projeto, as oficinas serão ampliadas para os instrumentos de viola, contrabaixo, flauta transversal e clarinete”, explica Kênia Libanio, coordenadora da Casa de Música.

Pontos de Cultura
Pontos de Cultura são iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil que, após seleção por edital público, firmam convênio com a Secretaria de Cultura do Estado e o Ministério da Cultura, e tornam-se responsáveis por articular e impulsionar ações que já existem nas comunidades.  O Ponto de Cultura não tem modelo único de instalações físicas, de programação ou atividade, é uma iniciativa que impulsiona a realização de ações envolvendo Arte e Educação, Cidadania com Cultura e Cultura com Economia Solidária.

 Local: na Rua Bahia, 514- bairro Luzia Augusta
Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música é uma entidade cultural sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita no Estado de Minas Gerais. Criada em 2001, tem como principais objetivos promover a difusão e a democratização do acesso à música, criar alternativas de inserção sócio-cultural, bem como impulsionar o intercâmbio cultural e incentivar a carreira de jovens músicos. A Casa de Música está situada na cidade de Ouro Branco (MG) e possui, atualmente, cerca de 200 alunos matriculados nos cursos de instrumentos de cordas (violino, viola, violão, violoncelo, contrabaixo e piano), sopros (clarinete, flauta doce e transversal), musicalização infantil, prática de orquestra e canto coral.

Endereços
Casa de Música de Ouro Branco: Av. Augusto Barbosa da Silva, 313 - Bairro Pioneiros
Outras informações pelo telefone (31) 3742-3553 ou pelo site www.casademusica.org

Compartilhar Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA DE SÃO JOÃO DEL-REI.
Contribua ajudando-nos a atualizar dados, ações, leis, agenda cultural etc. Todos os créditos serão registrados.