Agenda Cultural
Jubileu do Divino Espírito Santo de Matosinhos – 29 de maio a 8 de junho . Programação completa
Data
Cidade
Local
Descrição

Acompanhe a agenda cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto
O Jubileu do Divino Espírito Santo de Matosinhos 2025 será realizado de 29 de maio a 8 de junho, na Paróquia do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em São João del-Rei (MG). Este ano, o evento celebra os 250 anos do Jubileu, dentro do Ano Santo e Jubileu da Esperança, reafirmando a tradição religiosa, cultural e histórica da comunidade. A programação conta com missas, cortejos, procissões e atividades culturais.
A cobertura completa do Jubileu será realizada pelo projeto Mapa do Patrimônio, com patrocínio do Pátio Matosinhos, localizado na Avenida Josué de Queirós, 332, Matosinhos, e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei. O tema deste ano é inspirado na Carta Encíclica Dominum et Vivificantem, de São João Paulo II, sobre o Espírito Santo na vida da Igreja e do mundo.
O Jubileu do Divino integra manifestações de fé, tradição e cultura popular, reunindo fiéis, grupos de congadas, folias e cavaleiros. A programação inclui celebrações religiosas e eventos culturais que reforçam a importância do patrimônio imaterial e da preservação das tradições locais. Confira a programação completa:
27 de maio – Terça-feira
-
18h – Visita dos caixeiros e da Comissão do Divino ao Imperador
28 de maio – Quarta-feira
-
18h – Levantamento do mastro do Divino na Gruta do Divino, Salão Santa Clara e Salão Santo Antônio
29 de maio – Quinta-feira – Abertura do Jubileu
-
8h30 às 18h30 – Adoração mensal ao Santíssimo Sacramento, encerrando com a Bênção do Santíssimo
-
19h – Santa Missa de abertura
-
Toque das caixas anunciando a festa e colocação da custódia do Divino no trono junto à imagem do Senhor Bom Jesus de Matosinhos
1º de junho – Domingo – Dia dedicado a Nossa Senhora da Lapa
-
5h e 17h – Santa Missa
-
9h – Bênção e Cortejo dos Cavaleiros do Divino (Praça do Senhor Bom Jesus de Matosinhos)
-
10h – Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha
-
18h – Rasoura e Coroação de Nossa Senhora da Lapa
-
19h – Santa Missa e orações da novena
7 de junho – Sábado – Dia dedicado a Santo Antônio de Pádua
-
16h30 – Procissão do Imperador Perpétuo Santo Antônio (saindo da Igreja de São Francisco em direção ao Santuário de Matosinhos)
-
17h – Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha
-
19h – Santa Missa e orações da novena
-
20h30 – Apresentação dos Grupos de Folias
8 de junho – Domingo – Solenidade de Pentecostes – Encerramento do Jubileu
-
6h – Alvorada Festiva (sinos, banda e toque de caixas)
-
6h – Acolhida das Congadas com café na quadra
-
8h – Santa Missa
-
9h30 – Cortejo das congadas rumo à Vila Santo Antônio para saudação a Nossa Senhora do Rosário, seguida de retorno ao Santuário, saudação ao Divino, Santo Antônio, Nossa Senhora da Lapa e ao Imperador
-
10h – Santa Missa na Igreja de Santa Teresinha
-
12h – Almoço na quadra
-
16h – Procissão do Divino Espírito Santo e Bênção do Santíssimo Sacramento
-
18h – Santa Missa presidida por Dom José Eudes Campos do Nascimento, Bispo de São João del-Rei
-
Coroação do novo imperador e descida dos mastros
Para mais informações, acesse o evento na página do Mapa do Patrimônio.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!




















