São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto Transparentes
ser nobre é ter identidade

Agenda Cultural

1º Fórum de Economia Circular de São João del-Rei

Data

17/05/2025

Hora

8h às 12h30

Cidade

SJDR

Local

Auditório do Campus Santo Antônio – UFSJ

Descrição


Acompanhe a nossa agenda cultural de São João del-Rei, Tiradentes e Ouro Preto

O 1º Fórum de Economia Circular de São João del-Rei será realizado no dia 17 de maio de 2025, das 8h às 12h30, no auditório do Campus Santo Antônio da UFSJ. O evento é gratuito, aberto ao público e organizado pelo Time Enactus UFSJ – Campus Santo Antônio, como parte do Desafio Universitário InpEV 2025, iniciativa nacional voltada à educação ambiental e sustentabilidade com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O fórum reunirá especialistas, estudantes, profissionais e representantes do poder público para debater soluções sustentáveis para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco em economia circular e logística reversa. Todos os participantes receberão certificado de participação, reforçando o compromisso do evento com a formação cidadã e ambiental da comunidade acadêmica e da população local.

Confira a programação completa:

08h00 – Credenciamento

08h40 – Apresentação: "Você está em um evento de economia circular"
Bruno Dias Andrade – Graduando em Engenharia Elétrica (UFSJ)

08h50 – Abertura Oficial

09h10 – Mostra de Trabalhos e Sugestões de Uso de Resíduos Sólidos

  • Mauro Kersul Marques – Artista plástico e escultor autodidata

  • Patrícia Maria Alves – Projeto “Moda Chuvinha”

09h40 – Palestra: “Design como ferramenta estratégica na Economia Circular”
Fernanda Távora Freitas de Oliveira – Empreendedora

10h00 – Palestra: “Economia Circular: o caso da ACIMOV (Associação Comercial e Industrial de Móveis de Passos – MG)”
Stephanie Duarte Esteban – Docente (UFSJ/CTAN)

10h20 – Palestra: “O papel da ACI na transformação de resíduos em soluções para São João del-Rei”
Elizete Ramos Barbosa – Gestora, Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei

10h40 – Palestra: “Aprendizagem Criativa Sustentável”
Eduardo Bento Pereira – Docente (UFSJ/CSA)

11h00 – Sessão de Perguntas

11h30 – Painel: Ações para promoção da Sustentabilidade, Economia Circular e Desenvolvimento Econômico
Moderador: Eduardo Bento Pereira (Docente UFSJ/CSA)
Participantes:

  • Fábio de Andrade – Secretário do Meio Ambiente de São João del-Rei

  • Maristela Aparecida de Oliveira Valladão – Secretária de Desenvolvimento Econômico de São João del-Rei

  • Washington Santos – Secretário Adjunto do Meio Ambiente de São João del-Rei

  • Sinara Campos – Vereadora em São João del-Rei

Para mais informações, acesse a página do Fórum de Economia Circular.



Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.

Vídeo Atitude Cultural

Curta e compartilhe o nosso conteúdo!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Instagram Compartilhar no Whatsapp Imprimir

ESSE PORTAL É UM PROJETO VOLUNTÁRIO. NÃO PERTENCE À PREFEITURA MUNICIPAL | CADASTRE GRATUITAMENTE A SUA AÇÃO SÓCIOCULTURAL