Agenda Cultural
Grupo de pesquisa e extensão em psicanálise Gbalá realiza evento "Nosso 13 de maio é outro"
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição

Acompanhe a nossa agenda cultural de São João del-Rei
O grupo de pesquisa e extensão Gbalá: Psicanálise do Racismo e Políticas Públicas realiza, nos dias 12 e 13 de maio, às 19h, o evento "Nosso 13 de maio é outro", no Teatro do Campus Dom Bosco da UFSJ, em São João del-Rei. A programação conta com a participação de integrantes da comunidade acadêmica e de movimentos sociais locais, como CUFA, Batalha da Estação e Raízes da Terra. Também integram o evento os grupos de pesquisa e extensão NEGAH e Tugu-ná, que abordam questões raciais e de gênero no ambiente universitário.
O evento propõe uma reflexão crítica sobre o significado da data de 13 de maio, tradicionalmente associada à assinatura da Lei Áurea em 1888. O grupo Gbalá e os participantes propõem uma ressignificação da data, transformando-a em símbolo de luta e resistência das populações negras. O encontro também relembra a Revolta de Carrancas, ocorrida em 13 de maio de 1833, considerada a maior rebelião de pessoas escravizadas no Sudeste do Brasil. A atividade busca promover o debate e a valorização das memórias históricas negras locais e nacionais.
Para mais informações, acesse a página do Grupo Gbalá.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!