Agenda Cultural
Semana da Inconfidência em Tiradentes convida para Banquete da Inconfidência 2025 . Entrada Gratuita
Data
Hora
Cidade
Local
Descrição

Acompanhe a nossa agenda cultural de Tiradentes
O Banquete da Inconfidência 2025 será realizado no dia 23 de abril a partir das 19h, na Pousada Aroma das Montanhas, localizada na tradicional Rua Direita, em Tiradentes (MG). O evento faz parte da programação oficial da Semana da Inconfidência e reúne mais de 30 restaurantes locais, que servirão gratuitamente cerca de 2.000 refeições em uma grande mesa ao ar livre. Esta será a quinta edição do banquete e a terceira desde sua retomada, dez anos após sua criação.
Idealizado como um gesto de valorização da história e da cultura mineira, o Banquete da Inconfidência homenageia os moradores da cidade e recupera a memória de personagens históricos muitas vezes esquecidos, como Padre Toledo, Bárbara Heliodora e Hipólita Jacinta. A inspiração para o evento vem de um banquete ocorrido em 1788, na casa do Padre Toledo, que marcou tanto o batizado dos filhos de Bárbara Heliodora e Alvarenga Peixoto quanto a primeira reunião conspiratória do movimento inconfidente.
Coordenado por Fernanda Fonseca, Juliana Ferreira e Ralph Justino, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Tiradentes, do Governo de Minas Gerais, Sicoob Divicred, Copasa, Fartura, empresários locais e moradores. A iniciativa promove o protagonismo da gastronomia mineira, fortalece os laços comunitários e resgata a história de forma afetiva e acessível. A entrada é gratuita.
Para mais informações sobre a exposição acesse o perfil da Pousada Aroma das Montanhas.
Esteja sempre atualizado do que acontece em São João del-Rei, Tiradentes, Ouro Preto e região. Registre gratuitamente a sua agenda cultural, seminário, evento, palestras, o seu trabalho, sua pesquisa, artigo etc | Contribua com fotos, dados, atualizações e acervo: todos os créditos e colaborações serão registrados.
Curta e compartilhe o nosso conteúdo!




















